13 Formas de Reduzir a Ansiedade e o Estresse

Reduzir a Ansiedade e o Estresse é o objetivo de milhares de pessoas todo mundo. Afinal, estes são os maiores problemas da vida moderna. Todos procuram maneiras de encontrar algum alívio.

Controlar a ansiedade e o estresse é um processo de longo prazo. Não é algo que pode ser mudado da noite para o dia. O importante é saber que existem maneiras de combater a ansiedade e o estrese que podem fazer parte da sua rotina diária.


Se você sofre com ansiedade e o estresse no dia a dia, você precisa de alívio imediato. Para isso, tente algumas das seguintes estratégias abaixo. Se possível, tente mais de uma delas!

1. Dê uma pausa de vez em quando

Pratique meditação ou yoga, ouça música em casa, aprenda algumas técnicas de relaxamento, faça uma sessão de massagem, vá ao cinema – enfim, quebre a rotina com certa frequência. Pois afastar-se dos problemas ajuda a limpar a sua mente daquilo que causa estresse e ansiedade.

2. Reduza a cafeína e o álcool

Estas duas substâncias em excesso podem agravar sua ansiedade, potencializar os efeitos do estresse e provocar até mesmo ataques de pânico. Experimente substituir o café comum pelo café descafeinado.

3. Respire fundo

No meio do caos, uma parada de poucos minutos pode ser o suficiente para reduzir a ansiedade e o estresse. Assim, sente-se em algum lugar confortável, inspire e expire lentamente e conte até 10 lentamente. Repita e conte até 20, se necessário, até você sentir-se melhor. Isso porque o importante neste momento é afastar os problemas dos seus pensamentos.

4. Alimente-se de forma regular e equilibrada

Se você tem o hábito de pular refeições, pare com isso! Não pule nenhuma refeição. Dessa forma, se sua rotina diária impedir você de fazer suas refeições nos horário, tenha sempre a mão alguma fruta, lanches saudáveis e barras energéticas à mão.

Uma dieta balanceada e equilibrada é fundamental para reduzir a ansiedade.

5. Durma o necessário

Quando seu corpo está estressado, ele precisa de um descanso extra. Portanto, boas noites de sono são essenciais para equilibrar seu organismo e reduzir a ansiedade e o estresse. Experimente o uso de tratamentos naturais com ervas medicinais para combater a insônia e a fadiga do corpo.

6. Aceite o fato: você não pode controlar tudo

Assim, olhe de longe a razão do seu estresse e avalie o fato de que nem tudo pode ser previsto, manejado e controlado. Afinal, o inesperado é realmente tão ruim quanto você acredita ser?

7. Seja Positivo

Prefira sempre manter uma atitude positiva! Faça um esforço e troque seus pensamentos negativos por outros positivos.

8. Faça o seu melhor

Esqueça a perfeição. Em vez de procurar de forma exaustiva a perfeição (um sonho impossível) fique feliz com o melhor que você conseguir realizar. Uma dica: o bom é inimigo do ótimo. Sendo assim, na maioria das vezes tudo o que precisamos é de uma solução simples e boa.

9. Prefira o bom-humor

Rir é o melhor remédio. Isso porque com uma boa risada a mente vai longe! Portanto, procure ver o lado engraçado de tudo. Pois ele sempre está lá – basta você enxergar.

10. Ocupe seu tempo com outras atividades

Seja voluntário em alguma causa social ou encontre alguma atividade em sua comunidade ou vizinhança. Com isso, o importante é criar uma rede de amizades e buscar uma folga do estresse diário.

11. Fale sobre o problema

Converse com alguém sobre seus estresse. Conte aos seus amigos e familiares como você está se sentindo sobrecarregado e ansioso, pois com certeza eles podem ajudar você. Mas, se a situação estiver em um nível insuportável, procure um terapeuta ou médico para uma ajuda profissional para reduzir a ansiedade e o estresse.

12. Descubra o que causa sua ansiedade.

A razão da sua ansiedade e estresse está no seu trabalho, família, escola ou existe alguma outra razão que você consegue identificar? Você sente-se desconfortável em certas situações sociais? Quer uma dica de como descobrir? Escreva um diário.

Faça anotações do seu dia a dia e  observe como naturalmente você vai começar a descobrir alguns padrões causadores da sua ansiedade e estresse. Por ironia, na maioria das vezes quando estamos estressados e ansiosos, ficamos tão esgotados que não conseguimos perceber claramente o elemento causador de tudo!

13. Pratique exercícios.

A prática de exercícios diários ou de forma regular vai ajudá-lo a se sentir bem melhor! Além de contribuir para uma melhora na sua saúde. Veja nossas dicas abaixo.

Fique Saudável e Reduza o Estresse e a Ansiedade

Para que você consiga obter todos os benefícios da prática de exercícios, o ideal é reservar pelo menos cerca de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (por exemplo, caminhada rápida), ou praticar uma atividade de intensidade vigorosa (como corrida, ciclismo, pular corda ou natação) por cerca de 90 minutos por semana.

Ou então, fazer uma combinação semanal dos dois tipos de exercícios. Corra, caminhe, ande de bicicleta ou dance três a cinco vezes por semana durante 30 minutos.

Tenha Metas Diárias – Defina pequenas metas diárias e procure manter uma consistência em vez de treinos perfeitos. Ou seja, é melhor andar todos os dias de 15 a 20 minutos do que esperar chegar o final de semana para correr uma maratona de três horas. Vários estudos científicos mostram que a frequência é o mais importante.

Distraia-se com música ou audiolivros – Muitas pessoas preferem se exercitar enquanto ouvem algo que gostam. O importante é que a atividade seja prazerosa.

Descubra formas de exercício que sejam divertidas ou agradáveis. Pessoas extrovertidas geralmente gostam de aulas e atividades em grupo. Mas, pessoas que são mais introvertidas geralmente preferem atividades solitárias. Assim, encontre o que for melhor para você! Pois essa é a regra de ouro!

Encontre um companheiro de exercícios – Muitas vezes fica mais fácil manter uma rotina de exercícios quando temos um compromisso com um amigo e parceiro. Isso ajuda muito!

Seja Paciente Quanto aos Resultados

Por fim, seja paciente quando você começar um novo programa de atividades físicas. A maioria das pessoas sedentárias necessita de aproximadamente quatro a oito semanas para se sentir coordenada e em forma para que o exercício fique mais fácil de praticar. Não desista!

Este artigo usa como fonte e referências o site Anxiety and Depression Association of America (ADAA)


Compartilhe esse Artigo com os amigos e comente sua opinião abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *