15 Benefícios do Café que Você Precisa Conhecer

Descubra aqui 15 fatos saudáveis sobre a bebida para incentivar você a apreciar os muitos benefícios do café.

Além do delicioso aroma, do sabor e do lendário lugar do café em nossas mesas pela manhã, a bebida tem alguns importantes benefícios para a saúde. Mas, tem algumas desvantagens também, especialmente se você tem doenças cardíacas ou sofre de insônia.


Sendo assim, separamos para você alguns fatos curiosos sobre uma xícara de Café que com certeza vão chamar sua atenção:

RESUMO DO ARTIGO:
> O Café é Fonte de Antioxidantes
> Ajuda a Prevenir o Alzheimer e a Doença de Parkinson
> Ajuda a Emagrecer
> O Café Tem Zero Calorias
> Ajuda na Prevenção do Câncer
> Café com Leite é uma Saudável Opção
> Quem Toma Café Vive Mais
> Café tira o Sono, melhora o Foco e a Atenção
> Café Descafeinado Contém Cafeína, Você Sabia?
> Ajuda Também a Reduzir o Apetite
> Possui Nutrientes Importantes
> Diminui o Risco de Diabetes Tipo 2
> Benefícios do Café para o Cabelo
> Uso da Borra do Café para a Pele do Rosto

O Café é uma Importante Fonte de Antioxidantes

De acordo com diversos estudos sobre a bebida, o café é uma das principais fontes de antioxidantes em uma dieta saudável. Dessa forma, isso quer dizer que o café é um importante aliado da saúde. Os antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo doenças, o envelhecimento precoce das células do corpo e ajudando nos cuidados da pele. Além disso, os antioxidantes no café podem ajudar a prevenir doenças do fígado. Ponto para o café!

O Café Ajuda a Prevenir o Alzheimer e a Doença de Parkinson

O consumo de café tem-se mostrado eficaz na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e a Doença de Parkinson. Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) diversos estudos comprovam os efeitos positivos do Café contra as doenças neurodegenerativas.

Em um dos estudos realizados, indivíduos que consumiam pelo menos 3 a 4 xícaras de café por dia apresentavam um risco 5 vezes menor de desenvolver a Doença de Parkinson, comparados aos que não eram consumidores da bebida. Além disso, pesquisas da Universidade da Flórida do Sul, nos Estados Unidos, indicaram que a cafeína é o provável ingrediente do café responsável pela proteção contra o Alzheimer .

O Café Ajuda a Emagrecer

Que notícia boa para você que está em dieta para emagrecer! O café pode ajudar você a perder peso! A cafeína no café ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gordura do corpo. Ao mesmo tempo, a cafeína age de tal forma que ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2 e a obesidade. Portanto, o café é um grande aliado das dietas e exercícios para perder peso.

O Café Tem Zero Calorias

Além de ajudar a perder peso, o café preto é rico, delicioso e tem Zero Calorias! Ou seja, isso significa que o hábito de tomar café não engorda!

Ajuda na Prevenção do Câncer

Pessoas que bebem café em quantidades moderadas possuem menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Isto porque a bebida possui ação antioxidante que combate os radicais livres que contribuem para o aparecimento de tumores.

Por exemplo, pesquisa publicada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, indica que homens que consomem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma diminuição de cerca de 60% no risco de desenvolver um tipo letal de câncer de próstata. Além disso, ocorre também uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de câncer de próstata, comparando com homens que não bebem a bebida regularmente.

De acordo com o estudo, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que demonstra que o benefício está ligado às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.

Café com Leite é uma Saudável Opção

Para quem adora beber o café de forma regular, porém sofre de alguns problemas digestivos, como a gastrite, o consumo da bebida pode se tornar um problema. Isso poque a Cafeína pode afetar o aparelho digestivo de algumas pessoas, causando mal-estar e desconforto.

Para estas pessoas, o café com leite é uma saudável alternativa para que o hábito não seja abandonado. O leite, de acordo com os especialistas, protege o estômago dos efeitos que o café pode causar e reduz os efeitos de quem ingere a cafeína em excesso ao longo do dia.

Assim, além dos efeitos benéficos do café, o leite também oferece várias propriedades que também farão bem ao seu organismo. Uma das mais conhecidas propriedades do leite é a grande quantidade de cálcio na bebida. O Cálcio é muito importante para o fortalecimento dos músculos, ossos e até mesmo para a saúde dos dentes. Portanto, além de saboroso, o Café com leite oferece muitos benefícios para você!

Quem Toma Café Vive Mais

Diversos estudos comprovaram que as pessoas que tomavam café regularmente – até seis xícaras por dia – tinham menor probabilidade de morrer por várias causas quando comparadas com outras pessoas que não bebiam café na mesma proporção.

Uma extensa pesquisa científica realizada na Inglaterra concluiu uma forte relação entre longevidade e o consumo de café, uma vez que a bebida oferece diversos benefícios para nossa saúde. Portanto, quanto mais café se toma, mais tempo se vive. Ou seja, longa vida aos apreciadores do café!

O Café tira o Sono, melhora o Foco e a Atenção

Por causa da cafeína, o café é um forte estimulante que, na maioria das situações, deixa os indivíduos alertas e mais atentos. No entanto, para algumas pessoas que já estão habituadas a tomar doses mais altas de cafeína ao longo do o dia, o café apresenta esse efeito de forma reduzida.

Mas atenção: a cafeína no café pode permanecer no seu corpo por até 12 horas, o que pode tirar seu sono no final do dia. Assim, se você realmente não consegue dormir e sofre de insônia, os especialistas recomendam que reduza a a quantidade de xícaras por dia ou até mesmo pare de tomar café por um período.

O Café Descafeinado Contém Cafeína

Diferente do que muitas pessoas imaginam, mesmo o café descafeinado contém alguma quantidade de cafeína. Saiba que o café descafeinado tem a textura, sabor e aroma muito semelhantes ao café comum. Assim sendo, o apreciador de café ficará satisfeito em qualquer uma das duas opções!

Ou seja, se você tem alguma restrição à ingestão de cafeína, o café descafeinado pode ser uma boa opção.

Também Ajuda a Reduzir o Apetite

O café pode reduzir a sua fome, agindo de tal forma que altere os níveis de hormônios liberados naturalmente para controlar a fome ou sensação de saciedade.

Alguns estudos indicam que o café tem o efeito de aumentar a produção de um dos hormônios responsáveis por inibir o apetite quando em níveis elevados no sangue, o Peptídeo YY. Mas, esse aumento fica mais evidente no café descafeinado. Isso pode significar que existem outras substâncias do café que são capazes de interferir no seu metabolismo.

O Café possui Nutrientes Importantes

De acordo com especialistas, o café é rico em nutrientes como fósforo, que dá mais energia ao corpo, além de também possuir manganês e magnésio, responsáveis por várias enzimas nas células.

Outros nutrientes encontrados no café são os ácidos clorogênicos, responsáveis pelo efeito antioxidante que o café oferece e que reduz as inflamações e os riscos de doenças cardiovasculares, além de doenças inflamatórias prolongadas.

O Café também contém vitaminas B5, B3, B2 que auxiliam no melhor funcionamento do sistema nervoso. Ou seja, uma dieta balanceada e equilibrada pode incluir o café também.

Beber Café deixa Você mais Inteligente

Beber café permite que você fique mais focado e o raciocínio mais claro. A cafeína é um forte estimulante psicoativo. Quando você toma café, parte dessa substância vai para o seu cérebro e provoca algumas reações químicas que fazem com que seu cérebro funcione mais rápido.

Café Diminui o Risco de Diabetes Tipo 2

Alguns estudos demonstram que o hábito de consumir café todo dia reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.

Uma das maiores pesquisas já realizadas sobre o assunto, trata-se de uma revisão sistemática que reuniu dados de 9 estudos diferentes. A pesquisa avaliou o efeito do consumo de café em quase 200 mil pessoas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Neste estudo, foi observada uma redução no risco de diabetes de até 35%!

Benefícios do Café para o Cabelo

Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, demonstrou que um dos efeitos da cafeína é acelerar o crescimento dos cabelos e prolongar seu ciclo de vida.

Isso porque a cafeína é responsável por bloquear os efeitos de hormônios que provocam a morte das células produtoras dos fios e que geram uma queda dos cabelos.

No entanto, beber café não tem nenhum efeito no crescimento dos fios de cabelo. Para que o consumo da bebida tenha algum efeito é preciso consumir uma quantidade de cinquenta doses por dia. O que é um excesso que certamente terá algum efeito na sua saúde. Assim, a melhor opção é o uso de produtos que contenham cafeína. Como por exemplo, um shampoo, condicionador ou tônico para massagear o couro cabeludo durante a aplicação sobre os cabelos.

A Borra do Café é Ótima para a Pele do Rosto

Uma novidade recente para os cuidados da pele são os benefícios do café no rosto, oferecendo resultados positivos bem compensadores. Mas, atenção, isso não quer dizer que você deva sair passando a bebida líquida no rosto!

Na verdade, estamos nos referindo à borra de café no rosto! Aquela que você sempre joga fora depois de passar o café pelo coador!

A borra do café pode te ajudar muito a melhorar o aspecto da sua pele! Ela pode ajudar a combater a oleosidade natural, espinhas, cravos e até mesmo pode ser usada para clarear manchas da pele!

Por fim, você também pode aplicar no rosto a borra do café misturada com óleos essenciais! Por exemplo, com o óleo de amêndoas, provocando uma leve esfoliação e removendo as células mortas. Fica a dica!

Este artigo usa como fonte e referências o site health.com, entre outros.


Conhece algum outro benefício de tomar café? Comente abaixo e compartilhe o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *