Água com limão em jejum: faz bem ou mal?

Existem muitas dúvidas se beber água com limão em jejum traz algum benefício para a saúde. Se você der uma olhada rápida nas buscas aqui na internet vai encontrar um monte de pontos de vista diferentes sobre a questão.

Alguns acreditam que essa bebida pode ajudar a emagrecer e que traz efeitos muito positivos à saúde. No entanto, outros não acreditam nessa estratégia para perder peso e até apontam efeitos negativos ao organismo! Vamos esclarecer, então? Continue lendo nosso artigo e acabe com as dúvidas!


RESUMO DO ARTIGO:
> Água com Limão Emagrece?
> 5 Benefícios da Água com Limão em Jejum
> Água com limão: Gelada ou Morna?
> Riscos dos excessos da Água com Limão

O costume de beber água com limão em jejum ficou bastante conhecido porque muitos famosos e revistas difundiram a ideia de que esta bebida ajudaria emagrecer, além de fazer um detox no organismo. Ou seja, tudo de bom num único copo logo de manhã! Mas, será que estes benefícios são reais?

Água com Limão Emagrece?

De acordo com a nutricionista Naiana Passos, em um artigo no site “A Revista da Mulher”, não é correto afirmar que beber água com limão irá fazer a pessoa emagrecer. Segundo ela explica, “se você ingerir a bebida todos os dias, mas não praticar alguma atividade física e não manter uma boa alimentação, de nada vai adiantar”. Ou seja, a bebida sozinha não promove milagres.

Ela não é a única a constatar isso. Outros especialistas são categóricos em afirmar que, do ponto de vista científico, não existe nada que comprove que o consumo de água com limão em jejum tenha algum efeito emagrecedor.

Na verdade, todo mundo já sabe que a forma comprovada de perder peso e unir a atividade física a uma dieta balanceada e equilibrada. Dificilmente alguém irá emagrecer se não adotar bons hábitos alimentares e a prática de exercícios.

5 Benefícios da Água com Limão em Jejum

Isso quer dizer que a bebida não tem nada de bom? Negativo! Existem alguns aspectos positivos que você deve considerar nesse hábito de tomar água com limão, principalmente em jejum.

1. Ajuda na digestão

O limão é rico em pectina e ácido cítrico na sua composição, que são duas substâncias que ajudam bastante no processo digestivo. A pectina diminuía a velocidade com que a comida deixa o estômago, prolongando a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, por causa de sua acidez característica, o limão consegue fazer uma espécie de pré-digestão ao alimento, aumentando a eficácia da salivação e digestão de alimentos como proteínas, carboidratos complexos e gorduras.

2. Melhora a Imunidade

Os antioxidantes presentes no limão auxiliam na redução dos radicais livres e melhoram o sistema imunológico contra resfriados e outras doenças.

Elimina toxinas do organismo: Por causa dos antioxidantes presentes no limão, a bebida ajuda a eliminar radicais livres e liberar toxinas presentes no intestino e em outros órgãos do corpo. Além disso, como o limão é diurético, a remoção de substâncias nocivas ocorre de maneira mais rápida.

3. Atua na Saúde Óssea

A Vitamina C também é responsável por ajudar a manter os ossos saudáveis, prevenindo problemas ósseos causados por infecções e sendo muito importante para evitar os problemas de osteoporose, uma doença progressiva que reduz a densidade dos ossos e aumenta o risco de fraturas.

4. Retarda o envelhecimento

Como foi dito, o limão é rico em antioxidantes como a vitamina C, que ajudam a reduzir os radicais livres, que de alguma forma podem acelerar fatores ligados ao envelhecimento e causar algumas doenças. Além disso, outro aspecto importante é que a Vitamina C também ajuda na produção de colágeno, reduzindo as marcas da idade na pele do rosto e corpo.

5. Ajuda nas funções do fígado e dos rins

Além de impedir a formação de pedras nos rins, a pectina, fibra presente no limão, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no fígado. Mais ainda, os polifenóis do limão também ajudam a promover o metabolismo e a ação de enzimas hepáticas importantes para o bom funcionamento do fígado.

Água com Limão: Gelada ou Morna?

Se você pretende beber de manhã cedo, é importante que a água esteja morna, pois a bebida nestas condições também acelera o funcionamento do intestino pela manhã, o que aumenta o efeito digestivo da mistura com a fruta.

No entanto, a bebida também pode ser tomada antes das refeições principais, mas com água gelada. A água gelada com limão faz o organismo gastar mais energia para aquecer o corpo, e consequentemente queimando algumas calorias a mais, o que de uma certa forma ajuda a emagrecer.

Riscos dos excessos da Água com Limão

Por fim, você precisa saber que o consumo em excesso de água com limão em vez de trazer benefícios, poderá ter um efeito contrário e prejudicial à saúde. A pessoa pode ter problemas estomacais, gastrites e pode chegar até a uma úlcera com o uso excessivo dessa bebida, alertam vários nutricionistas. Por isso, evite os excessos! O consumo da bebida deve ser moderado e quantidades iguais ou maiores do que quatro limões por dia não são indicadas.

Fonte e Referências: arevistadamulher.com.br


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *