As 11 Melhores Frutas Para Emagrecer

Frutas são alimentos pouco calóricos e ricos em fibras, o que ajuda muito quem está fazendo dieta para perder peso. Para isso, podemos destacar quais são as melhores frutas para emagrecer.

A fruta é um alimento repleto de vitaminas, fibras e vários nutrientes que permitem uma dieta saudável. Assim, sem dúvida, o hábito de ingerir frutas regularmente está intimamente ligado ao fato da pessoa ter um menor peso corporal.


11 melhores frutas para emagrecer

Veja aqui as 11 das melhores frutas para emagrecer que você pode incorporar a sua dieta.

1. Maçã

A Maçã é uma das melhores frutas para emagrecer para quem está fazendo dieta para perder peso. Fruta com baixa quantidade de calorias e rica em fibras que ajudam na digestão. Dessa maneira, uma maça grande (cerca de 200g) possui aproximadamente 120 calorias e 5,4 gramas de fibra.

Em um estudo, grupos de mulheres receberam por dia três maçãs, três peras ou três biscoitos de aveia – com o mesmo valor de calorias – durante 10 semanas. O grupo de mulheres das maçãs perdeu em média cerca de 1 kg no período. O grupo de peras perdeu em média cerca de 800g, enquanto a média de peso do grupo de aveia não sofreu alterações.

Geralmente as frutas pouco calóricas, como as maçãs, são mais volumosas. Assim, há mais chances de sentir saciedade rapidamente e com isso você comer menos alimentos durante o dia. Por exemplo, uma maçã grande é quase três vezes mais volumosa que uma barra de chocolate.

Alguns estudos também ligam o consumo de maçã a reduções na gordura corporal e nos níveis de colesterol, isso porque o polifenol presente na fruta, uma substância também encontrada no chá verde, ajuda a estimular o metabolismo.

Importante notar que a maioria dos estudos observa que as maçãs consumidas inteiras, com casca, conseguem reduzir a fome e controlar o apetite com mais eficiência.

RESUMO
Maçãs são pouco calóricas, ricas em fibras e promovem a saciedade com bastante eficácia.

2. Toranja

A toranja também é uma das melhores frutas para emagrecer. Um mistura entre o pomelo e a laranja, sendo muito indicada para as dietas de perda de peso.

Metade de uma toranja contém apenas 39 calorias, além de ser uma boa fonte de Vitamina C.

Além disso, a toranja tem um baixo índice glicêmico (IG), o que significa que libera açúcar na corrente sanguínea mais lentamente. Uma dieta de baixo IG pode ajudar na perda e manutenção de peso.

Em um estudo em 85 pessoas obesas, comer ou beber suco de toranja antes das refeições por 12 semanas resultou em uma redução na ingestão de calorias, o que gerou uma diminuição de 7,1% no peso corporal e melhores níveis de colesterol dos participantes da pesquisa.

Outra análise recente descobriu que o consumo de toranja reduz a gordura corporal e a pressão arterial, em comparação com grupos que não consumiram a fruta.

RESUMO
Toranja é rica em vitaminas C e tem poucas calorias. Pode ser um lanche saudável antes das principais refeições para ajudar a reduzir a ingestão total de alimentos.

3. Framboesas

A Framboesa (vermelha ou preta) é uma fruta rica em nutrientes e com baixo teor calórico. Uma xícara de framboesas (cerca de 120g) tem em média 64 calorias e fornece uma boa quantidade de fibras, o que ajuda no processo digestivo e ajuda na perda de peso.

As framboesas também são uma boa fonte de vitamina C e E, que exercem uma forte atividade antioxidante em seu corpo. Antioxidantes são compostos que previnem o dano celular causado pelas moléculas chamadas radicais livres.

RESUMO
Framboesas possuem baixo teor calórico e são uma rica fonte de nutrientes importantes, como fibras e vitaminas C e E.

4. Morangos

Com apenas cerca de 30 calorias em uma porção de 100g, o morango é uma fruta aliada de qualquer dieta para emagrecer. Mais ainda, morangos fornecem uma rica quantidade de fibras que melhoram o processo digestivo, contribuindo para a perda de peso e prevenir muitas doenças.

O Morango é uma boa fonte de vitamina C, manganês, folato (vitamina B9) e potássio. Em menor grau, morangos também fornecem ferro, cobre, magnésio, fósforo e vitaminas B6, K e E.

Além disso, comer morangos pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas com excesso de peso.

RESUMO
O Morango é uma das melhores frutas para emagrecer pelo seu baixo teor calórico e quantidade de fibras que fornece.

5. Maracujá

O maracujá é uma fruta pouco calórica e uma rica fonte de fibras, vitamina C e A, ferro e potássio. O maracujá contém muitas fibras que retardam sua digestão, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo e com isso auxiliando no controle do seu apetite.

Além disso, as sementes do maracujá fornecem piceatannol, uma substância ligada à redução da pressão arterial e melhora da sensibilidade à insulina em indivíduos com excesso de peso. Portanto, uma boa opção é o suco da fruta inteira batida no liquidificador, para ajudar a perder peso.

RESUMO
Maracujá é uma fruta com poucas calorias, rica em fibras e substâncias que podem reduzir a pressão arterial e a sensibilidade à insulina, ajudando a perder peso.

6. Kiwi

Os kiwis são pequenos frutos marrons com polpa verde clara e sementes pretas. Muito ricos em nutrientes, os kiwis são uma excelente fonte de vitamina C, vitamina E, folato e fibras, e oferece benefícios importantes para a saúde. Em um estudo, indivíduos com pré-diabetes comeram dois kiwis por dia durante 12 semanas. Estes indivíduos apresentaram níveis mais elevados de vitamina C, uma redução na pressão sanguínea e também diminuíram a circunferência da cintura.

Estudos adicionais observam que o kiwi pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, melhorar o colesterol e a saúde intestinal – todos os benefícios adicionais de perda de peso.

Os kiwis têm um Índice Glicêmico (IG) baixo, pois embora contenham açúcar, a sua liberação ele é mais lenta. Com isso, os picos de açúcar no sangue são menores.

Além disso, os kiwis são ricos em fibras alimentares. Dietas ricas em fibras de frutas promovem a perda de peso, aumentam a sensação de saciedade e melhoram o processo digestivo.

RESUMO
Os kiwis são altamente nutritivos e proporcionam uma série de benefícios para a saúde. Sua alta fibra e baixo teor calórico os tornam ideais para perda de peso.

7. Melão

Melões possuem baixos níveis de calorias e um alto teor de água, o que os torna grandes parceiros de dietas para perda de peso. Para se ter uma ideia, 150g de melão fornece uma quantidade modesta de 50 a 60 calorias.

Mas, embora com poucas calorias, o melão é rico em fibras, potássio e antioxidantes, como a vitamina C, o beta-caroteno e o licopeno.

No entanto, por causa da sua grande quantidade de água, o melão tem um IG (índice glicêmico) alto. Mas, como sua quantidade de glicose por porção é reduzida, o melão pode ser consumido de forma moderada, como uma fatia por refeição.

RESUMO
O melão tem baixos níveis de calorias e um alto teor de água, o que pode ajudar você a perder peso e mantê-lo hidratado.

8. Laranja

Como todas as frutas cítricas, as laranjas possuem reduzidos níveis calóricos e altas taxas de vitamina C e fibras. E por ser uma fruta volumosa, ela reduz a sensação de fome e em consequência você acaba comendo menos. De fato, as laranjas são quase três vezes mais volumosas que uma barra de cereais, por exemplo.

Embora a maioria prefira consumir o suco da laranja em vez de fruta, estudos mostram que comer as frutas inteiras, em vez de beber sucos de frutas, reduz o consumo de calorias de uma forma geral e promove a sensação de saciedade. Com isso aumentam a sensação de plenitude.

Portanto, se você está pensando em perder peso, o melhor é comer laranjas em vez de beber suco de laranja.

RESUMO
Laranjas são ricas em vitamina C e fibras. Além disso, a fruta pode ajudar você a alcançar bons níveis de saciedade, o que a torna uma das melhores frutas para emagrecer.

9. Banana

Em dietas para perder peso, algumas pessoas evitam bananas devido ao seu alto teor de açúcar e calorias.

Embora as bananas sejam mais ricas em calorias do que muitas outras frutas, elas também são mais ricas em fibras e nutrientes, fornecendo magnésio, potássio, manganês, numerosos antioxidantes e vitaminas C, A e B6.

Seu baixo a médio IG (índice glicêmico) pode ajudar a controlar os níveis de insulina e regular o peso, o que é muito importante para pessoas com diabetes. Além disso, um estudo mostrou que comer uma banana por dia reduz tanto o açúcar no sangue como o colesterol em pessoas com colesterol alto.

Alimentos ricos em nutrientes, como bananas, são vitais para qualquer dieta de emagrecimento saudável. Além disso, bananas possuem muitos usos para os cuidados da pele.

RESUMO
As bananas possuem muitos nutrientes e fibras, o que fazem delas um componente perfeito para dietas de emagrecimento saudável.

10. Melancia

Entre as melhores frutas para emagrecer, temos a melancia, que possui um alto teor de água (mais de 90% da sua composição é água), além de ser uma fruta que ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando gorduras e toxinas. Sua grande quantidade de água ajuda a promover a sensação de saciedade com rapidez e por mais tempo, reduzindo a vontade de comer além da conta.

A Melancia possui baixo teor calórico, o que ajuda muito a emagrecer. Porém, a melancia tem um IG (índice glicêmico) elevado. Portanto, deve ser consumido de forma moderada, como uma fatia por refeição.

A melancia contém a L-Citrulina, que age em conjunto com outros aminoácidos, diminuindo o nível de açúcar no sangue e com consegue evitar o acumulo de gordura abdominal.

RESUMO
A melancia tem baixos teor calórico e um alto teor de água, o que promove a sensação de saciedade com rapidez.

11. Abacaxi

O abacaxi é outra das melhores frutas para emagrecer. Por causa da sua doçura natural, comer abacaxi vai ajudar você a controlar seus desejos de consumir doces. Por isso, o abacaxi é uma boa opção para o lugar de sobremesas mais calóricas. Com isso, seu consumo de calorias será reduzido e você irá se sentir satisfeito por mais tempo.

Além do mais, o abacaxi tem alto teor de fibras. Os alimentos ricos em fibras ajudam a você a comer menos porque mantêm a sensação de satisfação por mais tempo.

O abacaxi também é rico em Vitamina C, que além de ter uma forte ação antioxidante em seu corpo, combatendo os radicais livres que danificam as células, ajuda a acelerar o metabolismo e combater o acúmulo de gordura no corpo.

RESUMO
O abacaxi tem um sabor doce natural, que ajuda a controlar a vontade de consumir doces.

As Melhores Frutas Para Emagrecer – Conclusão

A fruta é uma parte importante de uma dieta saudável e equilibrada. Mas, existem aquelas que são melhores frutas para emagrecer. A maioria das frutas é pobre em calorias e rica em nutrientes e fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

O melhor é comer frutas inteiras, mas os sucos também são bem-vindos. Além disso, simplesmente comer frutas não é a chave para a perda de peso. Você também deve buscar uma dieta saudável, baseada em alimentos integrais, juntamente com a atividade física.

Por fim, procure sempre a orientação de um profissional qualificado para lhe ajudar!

Este artigo usa como fonte e referências o site healthline.com


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