Benefícios do Mel Para a Pele do Rosto e Corpo

O mel é um produto natural com grande poder de suavizar e iluminar a pele por causa de suas propriedades emolientes e antissépticas. São muitos os benefícios do mel para a pele, fazendo dele uma opção de tratamento de beleza natural, caseiro e eficaz.

Rico em minerais, enzimas naturais e vitaminas, o mel faz muito bem para a saúde, mas, também é um importante aliado dos cuidados da pele. Os gregos e os egípcios já conheciam suas propriedades positivas para tratamentos de beleza e usavam o mel em seus cosméticos.


Os Vários Benefícios do Mel Para a Pele

Neste artigo você vai descobrir como o mel pode ajudar sua pele ficar linda e jovial. Assim, confira abaixo os tópicos que você vai ler aqui:

  • Limpeza de Pele com Mel
  • No Tratamento da Acne
  • O Mel Hidrata a Pele
  • Esfoliação da pele com Mel
  • Mel para Tirar Manchas e Cicatrizes do Rosto

E por fim, apresentamos dois testes práticos e rápidos para você saber reconhecer se o mel é verdadeiro. Boa leitura!

Limpeza de Pele com Mel

O mel é um produto naturalmente antibacteriano, e por essa razão possibilita uma ótima limpeza facial. Dessa forma, para isso basta uma colher de mel puro misturada com uma colher de água. A viscosidade natural do mel será neutralizada ao misturar com a água.

Molhe o rosto antes de aplicar a mistura do mel para que não fique muito pegajoso. Por fim, tenha cuidado com os olhos ao fazer sua limpeza de pele com mel. Para isso, evite aplicar a mistura ao redor dos olhos.

Para remover maquiagem, sugerimos adicionar um pouco de óleo de coco para que você possa limpar completamente a pele.

O Mel no Tratamento da Acne

Você pode usar o mel como explicamos anteriormente para a limpeza de pele e ajudar a prevenir espinhas por causa de suas propriedades antissépticas.

Mas, de outra forma, o mel também pode ser aplicado puro sobre as espinhas e com isso oferecer um resultado mais rápido no tratamento da acne. Para isso, espalhe uma pequena quantidade de mel com um cotonete na região afetada. Deixe o mel agir por cerca de 20 minutos e logo depois enxague bastante com água morna.

Outra maneira é colocar um band-aid depois de aplicar o mel e deixar o produto agir durante a noite. Na manhã seguinte, lave bem o rosto com água para retirar o mel.

Existem vários benefícios do mel para a pele do rosto e corpo. Além disso, você pode usá-lo na limpeza, hidratação e esfoliação da pele.

Use o Mel para Hidratar a Pele

O mel é um hidratante natural que funciona para qualquer tipo de pele, seja seca, oleosa ou mista. Esse efeito hidratante ocorre porque o mel contém açúcar, o que ajuda a manter a água na pele.

Para usar o mel como hidratante, aplique o produto diretamente na pele após o banho quente, uma vez que os poros vão estar bem abertos e a pele limpa. Deixe o mel sobre a pele por aproximadamente 20 minutos. Logo depois, lave a pele com água pura e seque suavemente com uma toalha macia.

Você também pode usar produtos naturais que contenham extrato de mel na sua composição.

Esfoliar a Pele com Mel

O mel funciona bem mais para limpeza de pele do que para esfoliação. Isso acontece por causa de sua suave consistência. Assim, para aproveitar as propriedades positivas do mel para a beleza da pele na esfoliação, você precisa fazer uma pequena mistura.

Com um pouco de bicarbonato de sódio misturado ao mel você vai obter um esfoliante perfeito. Para isso, a mistura deve ser uma parte de bicarbonato de sódio e duas partes de mel. Faça até duas aplicações por semana para obter uma pele macia e nutrida.

O Mel Tira Manchas e Cicatrizes do Rosto

O mel contém vestígios de peróxido de hidrogênio, o que lhe traz propriedades de clareamento da pele. Isso faz com que o mel seja eficaz para clarear a pele, fazendo desaparecer diversos tipos de manchas da pele.

Máscara Facial de Mel Com Limão

Mas, saiba que se você fizer uma mistura de mel com limão vai aumentar a capacidade do mel de clarear a pele e conseguir, desta maneira, combater as manchas de forma mais eficaz.

O limão tem propriedades adstringentes, o que ajuda a fechar os poros e a clarear a pele do rosto. Misturado com o mel, você terá uma máscara caseira natural para reduzir as manchas.

Misture o suco de um limão com 2 colheres de chá de mel puro em um pote de vidro limpo até formar uma mistura homogênea e compacta. Em seguida, aplique a mistura no rosto na área manchada da pele e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, enxágue bem o rosto para retirar a mistura.

Faça essa aplicação uma vez por semana e veja como as manchas irão clarear e sua pele ficará mais brilhante gradativamente.

Máscara Facial de Mel com Óleo de Coco

Outra possibilidade é usar uma mistura de mel e óleo de coco para restabelecer as células da pele e com isso remover marcas e cicatrizes pós-acne e manchas causadas pelo excesso de sol.

Misture uma colher de chá de mel com uma colher de chá de óleo de coco e massageie sobre a pele molhada em movimentos circulares. Em seguida, enxague bastante a pele.

Portanto, temos muitos benefícios do mel para a pele e diversas maneiras de incorporar estes procedimentos na sua rotina de beleza!

Dica extra: aqui no MundoViver temos outras formas naturais de tirar manchas da pele, como o uso da casca de banana, por exemplo. Vale conferir!

Como Saber se o Mel é Verdadeiro?

Para verificar se o mel é puro, existem alguns testes para identificar isso. Veja aqui dois dos mais comuns e fáceis de fazer:

1) Teste o Mel com Água

Coloque uma colher de sopa de mel em um copo de água. O mel artificial vai se dissolver na água, enquanto que o mel verdadeiro vai se juntar no fundo do copo.

2) Teste do Mel no Polegar

Aplique uma gota de mel no polegar da sua mão. Se o mel se se espalhar rapidamente, é sinal de que não é puro. Porém, Se o mel manter-se firme por um certo tempo, é um mel puro.

Este artigo usa como fonte e referências o site byrdie.com


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *