fbpx

Causas e Tratamentos para Acne depois dos 30 anos

A Acne depois dos 30 anos é muito comum de ocorrer. Muita gente acredita que ao deixar a adolescência para trás vai se livrar dos problemas da Acne!

A boa notícia é que as causas e tratamentos para Acne depois dos 30 anos estão em avançado estágio de eficácia.


Quem é Mais Afetado pela Acne depois dos 30 Anos

A Acne costuma afetar cerca de 85% das pessoas em algum momento de suas vidas. Para a maioria, isso acontece na adolescência, podendo afetar rosto e até mesmo partes dos ombros e costas. Entretanto, os dermatologistas têm observado indivíduos adultos, predominantemente mulheres, sofrendo com acne.

De acordo com o professor Kurt Gebauer, dermatologista e co-presidente do grupo de estudos australiano “All About Acne”, a acne adulta (também conhecida como acne hormonal) afeta mais mulheres que homens, principalmente aquelas com 25 anos ou mais.

“Há dois grupos que são afetados pela acne adulta – aqueles cuja acne ocorreu na adolescência e continuou na vida adulta, enquanto outros que tiveram a sorte de evitar o problema na adolescência, mas, de repente a encontram mais tarde. Mas isso é menos comum”, ele informe.

Quais São as Causas da Acne Depois dos 30 anos (Acne Adulta)?

As causas variam desde problemas hormonais, histórico familiar, alta carga de stress no dia a dia, ao fato de ser mãe em uma idade mais avançada. Existem várias teorias sobre o que causa a acne adulta.

O que se sabe é que a acne hormonal é diferente da acne do adolescente que possui tratamentos diferenciados. Na adolescência, geralmente a acne é mais grave na “Zona T” oleosa do rosto, enquanto a acne hormonal se apresenta mais na linha da mandíbula, queixo e pescoço.

“No entanto, estudos recentes sugerem que a acne adulta feminina pode ocorrer também em todo o rosto”, explica o professor Gebauer.

“A pele adulta, particularmente em mulheres, também é mais seca e mais frágil do que a pele adolescente”.

Um fato positivo é que existe um crescente número de tratamentos para acne disponíveis. Alguns são especificamente relevantes para mulheres adultas.

Quais os Tratamentos para Acne Adulta

A Acne depois dos 30 anos pode ser inesperada e frustrante, mas você pode interferir nesse problema!

“A terapia hormonal, que é principalmente a pílula contraceptiva oral, tende a ser usada mais frequentemente do que os antibióticos orais”, explica o professor Gebauer.

Além disso, existem também as terapias tópicas, que incluem uma ampla gama de cremes e géis aplicados à pele.

As terapias tópicas contam com antibióticos, retinóides e tratamentos combinados. Estas soluções são eficazes, mas podem ser problemáticas se você for uma usuária frequente de maquiagem e tiver o hábito costumeiro de usar produtos de limpeza e máscaras. Tudo isso pode irritar a pele e fazer com que os tratamentos tópicos não sejam aplicados adequadamente e consequentemente reduzindo a eficácia.

Portanto, lembre-se de discutir o assunto com seu médico. Alguns tratamentos mais recentes requerem apenas uma aplicação diária – o que ajuda no uso do tratamento conforme necessário.

As mulheres adultas também podem ter acne grave. Nesse sentido, a isotretinoína oral (Roacutan) surge como o tratamento de acne mais bem pesquisado e comprovado que existe. Porém, é uma medicação poderosa que precisa ser avaliada e acompanhada pelo médico cuidadosamente. Recentemente, algumas opções de doses reduzidas tornaram-se disponíveis ao público.

O tratamento da acne precisa ser adaptado para o indivíduo. Só porque alguém que você conheceu teve um ótimo resultado com um tratamento não significa que funcionará para você.

Converse sobre seu problema de acne com seu médico. Além disso, existem tratamentos naturais para a acne que você deve avaliar também.

Mesmo você sendo uma pessoa adulta, a acne é um problema visível e o impacto psicológico será o mesmo, tenha você 16 ou 36 anos.


Compartilhe esse Artigo com os amigos e comente sua opinião abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *