Chá Emagrecedor Caseiro Hibisco: Benefícios e Receitas

Um chá caseiro é uma ótima opção para aquecer o corpo e alguns podem ajudar você a emagrecer! É o caso do Chá Emagrecedor de Hibisco, um excelente chá caseiro para emagrecer e perder barriga. Veja aqui seus benefícios, como prepará-lo e a melhor forma de consumir este maravilhoso chá!

O Chá emagrecedor caseiro de Hibisco contém diversas substâncias importantes para a saúde. São os antioxidantes, como os flavonoides, e outras que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem muito para evitar o acúmulo de gorduras, como as antocianinas.

Pesquisas mostram que estes flavonoides presentes no chá de hibisco possuem efeito cardioprotetor e vasodilatador. Dessa forma essas substâncias contribuem para elevar o colesterol HDL (o bom colesterol) e reduzir o colesterol LDL (o colesterol ruim), e a pressão arterial.

O chá emagrecedor de hibisco também ajuda a perder peso porque contém um inibidor que interrompe a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Por essa razão, beber chá de hibisco após as refeições é uma grande ajuda para diminuir a absorção de carboidratos, o que contribui para o emagrecimento.

Leia Também:

Benefícios do Chá de Hibisco

Auxilia a perder peso e evita o acúmulo de gordura. O estudo anterior também demonstrou que o chá de hibisco é capaz de diminuir a adipogênese, que consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se transformam em adipócitos maduros. Quanto mais adipócitos, mais gordura no corpo.

Ao reduzir este processo, a bebida tem um importante papel para que menos gordura fique acumulada nos quadris e na região do abdômen. A comunidade cientifica  acredita que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina é a responsável em reduzir o depósito de gordura.

O chá de hibisco é bastante indicado para quem possui problemas com os níveis de colesterol por ser bem rico em substâncias com ação antioxidante.

O cálice da flor, usado para preparar o chá de hibisco, possui traços de vitamina B2 (riboflavina), que ajuda no bem-estar dos ossos, a pele e cabelos. Tem também a vitamina B1 (tiamina). Todas essas vitaminas fazem parte do complexo B que ajuda o organismo no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível das células.

O flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes responsáveis por esse efeito.

Controla o Colesterol

Outro estudo publicado no EUA, realizado com 53 pacientes portadores de diabetes demonstrou que o consumo do chá de hibisco ajuda a reduzir em 8% o colesterol ruim, LDL, e aumenta em 16,7% o colesterol bom, HDL.

Ação Diurética

Outro estudo publicado nos EUA demonstrou que o chá de hibisco influencia na aldosterona, um hormônio que regula o balanço eletrolítico do corpo e favorece a ação diurética. Ainda não foram identificados quais nutrientes da planta proporcionam o benefício.

Por causa dessa ação diurética, o chá de hibisco é um importante aliado para evitar a retenção de líquidos.

Controla a Pressão Arterial

Um estudo publicado no EUA demonstrou que o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. O estudo avaliou 65 pacientes que tiveram os níveis de pressão arterial reduzidos por conta dos flavonoides presentes na bebida que causaram este benefício ao diminuir uma enzima que atua sobre a pressão arterial. Além disso, sua ação diurético também contribui para reduzir a pressão arterial.

Dieta do Chá Emagrecedor de Hibisco

Como o chá de hibisco auxilia a perda de peso, muitas dietas utilizam da bebida para alcançarem seus resultados emagrecedores. Para conseguir esse efeito, o indicado tomar duas xícaras de 200 ml de chá de hibisco ao dia e ao mesmo tempo praticar uma dieta balanceada.

Para isso, recomendamos:

  • Além do chá de hibisco, beba pelo menos 2 litros de água por dia
  • Evite ficar mais do que 4 horas sem se alimentar
  • Durma bem. Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia.
  • Prefira os alimentos integrais, pois eles possuem mais nutrientes e fibras, que fazem muito bem ao organismo.
  • Afaste-se da ingestão de alimentos com muito sódio e sal, que contribuem para a retenção de líquidos
  • Prefira as saladas, que ajudam a enganar a fome e comer menos nas refeições.
  • Escolha pratos menos calóricos, como assados, cozidos ou a vapor. Evite as frituras, gratinados, pratos à milanesa ou à parmegiana.

Como Preparar e Consumir o Chá de Hibisco

Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver, desligue o fogo e adicione 5 gramas, o equivalente a uma colher de chá rasa da flor seca. Tampe e deixe descansar por 3 a 5 minutos. Depois é só coar e consumir.

Quantidade Recomendada de Consumo do Chá de Hibisco

A quantidade recomendada por especialistas para consumo diário da bebida é de uma a duas xícaras de 200 ml por dia. Em cada xícara deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, o que equivale a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá (cada sachê possui 1,5 gramas da flor).

Importante: consulte um profissional de nutrição se desejar realizar a dieta do chá de hibisco.

Riscos do Consumo em Excesso

Por causa da sua ação diurética, o consumo além do recomendado do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muitos nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, como o cálcio, sódio, potássio e magnésio. A ausência dessas substâncias pode causar desidratação.

Onde Comprar os Ingredientes para Preparar seu Chá Emagrecedor

O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. Se o seu  objetivo é perder peso, verifique se o chá pronto em saquinho vem com açúcar, o que pode atrapalhar seu programa de emagrecimento.

Contraindicações

Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco. Alguns estudos demonstraram que a bebida possui ação mutagênica, o que pode interferir na estrutura genética do bebê, trazendo problemas.

Este artigo usa como fonte e referência o site Minha Vida.

EBOOK PODEROSOS CHÁS PARA EMAGRECER – GRÁTIS

A maioria dos programas para emagrecer tem 3 componentes:

_ Uma dieta saudável
_ Uma rotina de exercícios
_ E uma bebida caseira e natural que complemente a queima de calorias para conseguir bons resultados em pouco tempo.

Para ajudar, separamos as melhores receitas de chás para emagrecer e colocamos todas neste Ebook “Poderosos Chás para Emagrecer”. Todas com resultados comprovados e que ajudaram muitos a entrar em forma.

> Todas de Fácil Preparo
> Receitas Saudáveis e Saborosas
> Ingredientes Fáceis de Encontrar

A Editora MundoViver está disponibilizando de forma GRATUITA o lançamento deste Ebook.

Clique aqui para baixar: Poderosos Chás Para Emagrecer

Boa leitura!

Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *