Como Praticar a Meditação Budista Zen (ou Zazen)

A prática da meditação Budista Zen (ou Zazen) é o ponto central da experiência zen-budista. Originalmente chamada de Dhyana na Índia, a meditação Budista Zen (ou Zazen) é um método muito simples e bastante eficaz, onde a postura correta é fundamental.

Existem vários tipos conhecidos de meditação budista. Vamos apresentar a mais conhecida de todas, a meditação Budista Zen (ou Zazen).


O Ambiente para a Meditação Budista Zen

A escolha do local para a prática de meditação deve buscar um lugar calmo e silencioso onde você não seja perturbado. O ambiente onde você vai praticar não deve ser muito escuro ou muito claro, nem muito quente ou muito frio.

Posturas na Meditação Zazen

Existem diferentes maneiras de praticar a meditação Budista Zen, mas, tradicionalmente, apenas a posição de lótus completa ou a posição de meio lótus é usada. Se você não tiver flexibilidade, também é possível, ainda que menos recomendado, praticar a meditação Budista Zen ajoelhado ou sentado em uma cadeira.

Posição Lótus Completa na Meditação Budista Zen (ou Zazen)
Posição Lótus Completa na Meditação

A meditação Budista Zen é praticada sobre uma almofada grossa, na posição de lótus completa ou meio lótus. O propósito dessa almofada é elevar os quadris, forçando os joelhos a ficarem firmemente enraizados no chão. Desse modo, a sua meditação Budista Zazen será muito mais estável e confortável. Além disso, recomendamos ter um tapete ou cobertor grosso para ser colocado sob a almofada para amortecer os joelhos e as pernas.

Para a posição de meio lótus, coloque um dos pés na parte superior da coxa oposta e coloque o outro pé no chão, embaixo da outra coxa. Por outro lado, para a posição de lótus completa, coloque cada pé na coxa oposta com a linha dos dedos correspondentes à linha externa das coxas.

Posição Semi Lótus na Meditação Budista Zen (ou Zazen)
Posição Semi Lótus na Meditação

Nessa posição, o corpo deve se posicionar como se estivesse empurrando o céu com o topo da cabeça e empurrando o chão com os joelhos.

Essas posturas podem parecer desconfortáveis ​​e antinaturais para a maioria dos iniciantes, mas com a prática, suas pernas e quadris se tornarão mais flexíveis, sua mente relaxará e você achará a postura bastante confortável.

Alternativas nas Posições para Meditar

Se essas posturas forem muito desconfortáveis, tente sentar-se em “seiza”, a posição tradicional de ajoelhar usada no Japão para sentar-se regularmente no dia-a-dia. No entanto, se essa postura também for muito desconfortável, você pode usar um banco para meditação. Você também pode sentar em uma cadeira sem usar o encosto.

O ponto importante da postura é manter o corpo ereto e equilibrado. Por isso, tente não se inclinar em nenhuma direção, nem para direita ou esquerda, nem para frente ou para trás.

Cabeça e Pescoço na Meditação Budista Zen

Seja qual for a posição que você escolher, certifique-se de que suas costas e pescoço fiquem o mais reto possível. Sendo assim, puxe o queixo um pouco para erguer o pescoço e tente “empurrar o céu” com o topo da cabeça. Não fique tenso ou relaxado demais enquanto faz isso. Busque encontrar equilíbrio em sua postura. Mantenha a boca fechada quando for praticar a meditação Budista Zazen. Seus dentes devem estar juntos e sua língua deve estar contra o céu da boca logo atrás dos dentes.

Os Olhos na Meditação Budista Zen

Tradicionalmente no Zen, os olhos são mantidos abertos durante a meditação. Isso impede que você sonhe acordado ou fique sonolento. Sem se concentrar em nada em particular, direcione sua visão a cerca de um metro à sua frente no chão. Desse modo, seus olhos vão naturalmente descansar em uma posição que está meio aberta e meio fechada. Ao praticar o Zazen, sente-se de frente para uma parede para evitar distrair-se com movimentos externos.

Posição de Mãos e Braços na Meditação Budista Zen

A posição das mãos durante o Zazen é a mesma para as posições de lótus completo, meio lótus, “seiza” ou na cadeira. Esta posição da mão é chamada de Mudra Cósmica ou “Hokkaijoin” em japonês.

Posição das Mãos: Mudra na Meditação Budista Zen (ou Zazen)
Posição das Mãos: Mudra

Primeiro, coloque a mão esquerda na direita e as palmas voltadas para o céu. Agora, faça uma curva oval tocando as pontas dos polegares juntas para que seus polegares se toquem e formem uma linha reta. As pontas dos seus polegares devem tocar levemente umas nas outras. Ambos os seus pulsos devem descansar em suas coxas. Por fim, a borda de suas mãos deve descansar contra sua barriga e mantenha seus ombros relaxados.

Posição de Lótus Completa com Mãos Mudra
Posição de Lótus Completa com Mãos Mudra na Meditação

Existem duas razões para esta posição das mãos. Primeiro, porque a forma das mãos harmoniza a condição de nossas mentes. O significado do Mudra é “além da dualidade”. Em segundo lugar, se sua mente está em outro lugar quando você se senta, naturalmente essa forma oval se deforma. Assim, isso será um sinal para você notar que algo está errado com sua meditação e buscar um acerto.

Respiração na Meditação Budista Zen

A respiração Zen é uma parte fundamental da prática dessa meditação. A respiração correta só pode ser alcançada através da postura correta. Durante o Zazen, respire calmamente pelo nariz e mantenha a boca fechada.

Tente estabelecer um ritmo natural calmo, longo e profundo. Você deve se concentrar na expiração, enquanto a inalação é feita naturalmente.

O Estado de Espírito Zazen

Assim como na respiração, a mentalidade é essencial na prática da meditação Zen. Isso porque o estado mental correto surge naturalmente de uma profunda concentração na postura e na respiração. Durante o Zazen, é normal que imagens, pensamentos e emoções cheguem à superfície, surgindo do seu inconsciente. Não os persiga ou lute escapar deles. Quanto mais você tenta se livrar deles, mais atenção você dá a eles, e mais fortes eles se tornam. Portanto, tente não se ligar neles e apenas deixe-os ir sem julgamento, como nuvens no céu.

Assim que você se conscientizar de que está interagindo ou se apegando aos pensamentos, traga imediatamente sua concentração à sua postura e respiração. Assim, sua mente vai se estabilizar naturalmente.

Com a experiência, você terá menos e menos pensamentos durante o Zazen, e sua mente irá descansar mais facilmente e mais rapidamente. Você também pode entoar mantras para ajudar seu processo de interiorização.

Estando simplesmente sentado, sem procurar por nenhum objetivo, se sua postura, sua respiração e seu estado mental estiverem em harmonia, você entenderá o verdadeiro Zen. Você entenderá a natureza de Buda.

Começando a Meditação Budista Zazen

Agora é hora de começar o Zazen. Para evitar a distração, é recomendável que você pratique de frente para uma parede, como faria em uma sala de treinamento ou em um mosteiro. Uma vez sentado, procure ficar a cerca de um metro de distância da parede. Se você estiver usando um banco, ajoelhado ou em uma cadeira, tente também se posicionar a um metro de distância da parede.

Logo depois de ter tomado a posição que é mais confortável para você, respire fundo algumas vezes. Feche as mãos em punho com os polegares dentro dos dedos e as costas das mãos nos joelhos, com os dedos para cima. Agora, balance lentamente o corpo da esquerda para a direita três ou quatro vezes.

Em seguida, faça o “Gassho”. Isto é, coloque as palmas das mãos uma contra a outra, como se estivesse em oração, e curve o tronco por alguns segundos como sinal de respeito pelos ensinamentos de Buda. Por fim, coloque as mãos na posição “Hokkaijoin” e mantenha as costas e o pescoço retos (empurre o céu com o topo da cabeça) e inicie o Zazen.

Como iniciante, é aconselhável praticar de 15 a 30 minutos. Uma boa maneira de controlar o cronômetro durante a meditação Budista Zen, em vez de verificar o tempo constantemente, é usar um cronômetro de no seu telefone.

Finalizando o Zazen

Logo depois de ter terminado o Zazen, faça o “Gassho” novamente. Permaneça sentado na almofada de forma calma e silenciosa por alguns instantes. Não se apresse em se levantar. Tente não falar por alguns minutos depois de completar o Zazen.

Este artigo usa como fonte e referências o site zenlightenment.net.

Vídeo sobre Como Praticar a Meditação Budista Zen (ou Zazen). Com legendas em Inglês.

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