Como Tratar Unha Encravada Inflamada

Tratar unha encravada inflamada é algo simples que você pode fazer em casa. Basta tomar alguns cuidados básicos.

A unha encravada no dedo do pé é uma inflamação originada pelo crescimento da borda da unha em direção à pele, causando uma lesão no local. Isso porque ao crescer, a unha corta e entra na pele do dedo.

O problema costuma surgir no dedão do pé e pode acontecer em qualquer faixa etária (inclusive em bebês e crianças) e em ambos os sexos. Mas, é muito mais comum em homens dos 10 aos 30 anos. Isso acontece por causa de atividades esportivas como a prática do futebol, corrida, e outras atividades físicas que costumam causar traumas nas unhas dos pés, facilitando o surgimento do machucado.


Como Evitar a Unha Encravada

Ao contrário do que muitos costumam fazer, a maneira certa de cortar as unhas é o chamado corte reto, onde não se deve arredondar os cantos e as bordas. Com esse simples cuidado, muitos problemas seriam evitados.

Além disso, outros aspectos também contribuem para o aparecimento do problema de unha encravada:

  • Anormalidades na forma da unha;
  • O excesso de suor nos pés que deixa a região do pé úmida e pode machucar a pele ao redor das unhas;
  • Sapatos apertados que fazem pressão no local;
  • Meias sintéticas também ajudam no aparecimento do problema.

Como Tratar Unha Encravada Inflamada em Casa

O tratamento da unha encravada inflamada pode ser realizado em casa e sem cirurgia, quando a situação ainda se encontra em uma fase inicial.

Nas situações mais simples, basta uma colocar pequenos chumaços de algodão ou usar um fio dental para afastar a unha da pele. Lembre-se de molhar o algodão com água ou antisséptico

Em alguns casos é indicado o uso de banhos de imersão do pé em soluções contendo antissépticos e agentes secativos, como o permanganato de potássio. Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação.

Se possível, use sandálias ou calçados mais folgados até que o problema seja resolvido.

Se for preciso cortar a unha, siga o seguinte procedimento:

  • Deixe o pé em por alguns minutos em água morna com sal para amolecer a unha e a pele, além de reduzir a inflamação;
  • Use um cortador de unhas afiado e bem limpo;
  • Como dito anteriormente, corte as unhas retas. Não corte as unhas muito curtas e nem arredonde os cantos.

Unha Encravada com Carne Esponjosa

Corte Correto para Tratar Unha Encravada e Inflamada
Como cortar corretamente as unhas e evitar unhas encravadas

A chamada “carne esponjosa” é uma complicação da unha encravada, onde acontece uma inflamação que além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente. Estes casos devem ser tratados pelo dermatologista no consultório, com aplicações de ácidos fortes na lesão e uso de antibióticos. Caso isso o quadro não se resolva, o médico poderá indicar uma pequena cirurgia.

Unha Encravadas com Pus

Se acontecer de surgir pontos de pus no local da unha encravada, o médico poderá receitar o uso de pomadas antibióticas para prevenir infecções. Após o uso dos medicamentos, o paciente deve seguir as orientações explicadas anteriormente, como elevar a unha com algodão e mergulhar o pé em água morna com sal.

A Extração da Unha Encravada Inflamada

A extração completa da unha é uma solução que deve ser evitada, pois certamente a unha voltará a ficar encravada quando crescer. Consulte seu médico e avalie o tratamento mais adequado antes de qualquer solução drástica!

Depois de resolvido o problema, dificilmente a unha voltará a ficar encravada, desde que você evite os hábitos que o levaram a desenvolver o problema.

Este artigo usa como Fonte e referências do site SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *