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Correr Para Emagrecer: As Melhores Dicas Para Iniciantes

Correr aumenta a resistência, fortalece as articulações e reduz o estresse. Mas correr também é um ótimo exercício para emagrecer e perda de peso, especialmente para iniciantes. Confira nossas dicas.

Se você quiser queimar muitas calorias rapidamente, correr é uma das melhores atividades físicas que você pode fazer – principalmente quando feito em alta intensidade. O que alguns especialistas dizem, é que na prática, quando corremos, o que fazemos de verdade é uma série de saltos em sequência. Dessa forma, quanto mais rápido você pular e correr, mais energia será necessária para os músculos – e por causa disso, mais calorias serão queimadas.


Para perder peso, a matemática é simples: você precisa garantir que a ingestão de calorias não exceda o número de calorias que você queima.

Isso significa comer menos, fazer mais atividades físicas ou realizar uma combinação de ambas estratégias. Correr ajuda a criar um déficit calórico que permite que você perca peso. Ao mesmo tempo, correndo de forma regular, você irá conseguir manter seu peso quando atingir seu objetivo.

Assim como correr também ajuda a melhorar seu humor, além de oferecer uma sensação de liberdade – que por sua vez, aumenta a sua paz mental.

Veja aqui a quantidade de peso que você pode perder praticando corridas e como começar a praticar corridas, se emagrecer é o seu objetivo principal. Além disso, veja também como seguir adiante e continuar a correr para emagrecer sem desistir dos seus objetivos!

Quanto Peso Você Pode Perder Correndo?

Uma pessoa com 65 Quilos vai queimar cerca de 13 calorias por minuto correndo, de acordo com o “American Council of Exercise” (Conselho Americano de Exercícios).

E quanto mais você pesa, mais calorias você irá queimar – afinal, será necessário mais energia para movimentar mais peso.

Isso significa que pessoas mais pesadas queimarão calorias no início quando começarem a praticar corridas. Por isso que você e um amigo podem não queimar exatamente a mesma quantidade de calorias, mesmo se você percorrerem a mesma distância no mesmo ritmo juntos.

Mas correr para emagrecer tem outro mecanismo não muito conhecido, que é a queima de uma quantidade significativa de calorias mesmo depois que você termina o exercício, também chamada de “pós-queima” (afterburn).

Isso é explicado pelo excesso de consumo de oxigênio pós-exercícios, e pesquisas publicadas no “Journal of Strength & Conditioning Research” descobriram que o “pós-queima” dura cinco minutos a mais para os corredores do que para os caminhantes.

Começar a Correr para Emagrecer

Se você nunca praticou corridas antes, precisa começar devagar e aumentar gradativamente sua tolerância ao exercício.

Corra num ritmo em que você seria capaz de manter uma conversa fácil enquanto corre com um amigo, e tenha como objetivo corridas de  10 a 15 minutos para iniciar.

Outra forma é medir o tempo versus distância, o que pode fazer a ideia de correr parecer menos assustadora.

Funciona assim: quando você encontrar um ritmo e uma distância que pareçam bons, comece a aumentar seu tempo ou distância em não mais que 5% a 10% por semana. Caso contrário, você aumenta sua chance de lesão, explicam os especialistas.

RESUMO: Aprenda com o seu corpo. Se você se sentir pronto para ir mais longe, vá em frente; Se você começar a sentir dores nos pés, tornozelo ou quadril, ou se simplesmente não se sente bem no geral, reduza o ritmo.

Nem todas as corridas são iguais. E quanto mais apto, mais fácil será manter o ritmo com o qual você começou.

Manter a Perda de Peso Com Corridas

O problema, no entanto, é que seu corpo vai se ajustar ao ritmo, e você pode chegar ao máximo de perda de peso possível. A chave para continuar a queimar calorias ao correr é manter a intensidade alta para que você não estabilize o organismo. Estamos falando de Treinos HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade – em inglês High Intensity Interval Training).

Nos treinos HIIT, para evitar que o seu corpo se acostume a correr, você precisa variar e continuar desafiando seu corpo com corridas mais longas, ou com Sprints, corridas mais curtas e de maior intensidade.

Sendo assim, o ideal para manter a perda de peso é alternar intervalos de Sprints de distâncias e intensidades variadas, com períodos de descanso entre estes intervalos de alta intensidade.

LEIA MAIS:
> O Melhor Treino HIIT de Corrida, de acordo com a Ciência
> Pular Corda Emagrece Rápido e Fortalece Pernas

Se você corre ouvindo música, a dica é aumentar o ritmo da corrida junto com o ritmo das músicas da sua lista de reprodução, o que você pode fazer de forma aleatória.

Os intervalos de alta intensidade e velocidade aceleram a queima de calorias no momento da corrida e também no resto do dia, pois quanto mais intensa for a corrida, mais calorias seu corpo precisará no pós-queima após o exercício para ajudar na recuperação do seu organismo como um todo. Portanto, mesmo você estando sentado em seu escritório, vai queimar calorias a mais.

Mas, no final das contas, o que vai te ajudar a alcançar seu objetivo de emagrecer será a consistência. Tudo vai depender desse fator importante. Portanto, encontre um ritmo, duração, intensidade que funcione para você e continue com isso por muito tempo. Esta é a única maneira de criar uma mudança duradoura que trará resultados persistentes.

Este artigo usa como fonte e referências o site Health.com


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