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Descubra se Beber Café Tira o Sono Mesmo

Vários estudos sugerem que beber café no final do dia pode realmente tirar o sono, o que acaba afetando negativamente a sua saúde.

Porém, outros estudos indicam que beber uma quantidade moderada de café regularmente tem um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular, a digestão e pode até mesmo ajudar a prevenir certas formas de demência, como a doença de Alzheimer.

Ou seja, apesar do café tirar o sono e prejudicar seu bem-estar por causa disso, existem benefícios que a bebida pode proporcionar a você.


Cafeína e Insônia: o Café Tira Seu Sono Mesmo?

Ingerir cafeína em excesso durante o dia realmente pode tirar seu sono se você sofre de insônia e tem dificuldades para dormir à noite.

Seu corpo é composto de milhares de células, cada uma com seu próprio ritmo. Seu organismo trabalha o dia inteiro e, quando o sol se põe, começa a preparar o corpo para o descanso.

Entretanto, se por volta das 7 da noite, você decide ingerir algumas doses de café, a cafeína da bebida invade seu corpo e desperta seu organismo de volta.

Assim, pelas próximas horas, suas células ficarão ativas de novo, mantendo seu corpo acordado e fornecendo todos os nutrientes que você precisa para ficar desperto.

Por essa razão, se por volta de 23h você decide ir dormir, suas células estarão bem acordadas. E mesmo que você consiga dormir, não será o tipo de sono profundo e restaurador que vai deixar você descansado e preparado para o dia seguinte.

Café e o Ciclo da Insônia

Dessa forma, você acorda cansado na manhã seguinte. E o que faz para vencer esse cansaço e suportar as tarefas do dia? Você toma mais café para ficar acordado!

Isso tudo porque você bebeu cafeína tarde demais no dia anterior que não deixou você dormir direito à noite. Enfim, assim surge o ciclo da insônia, que pode gerar desconfortos, ansiedade e estresse.

Portanto, o café tira seu sono, certo? Não exatamente. O Café apenas perturba o padrão de sono natural do seu corpo.

O Que as Pesquisas Dizem Sobre o Café Tirar o Sono?

Os cientistas gostam de estudar café. O café é ouro líquido e o melhor tópico de pesquisa de todos os tempos!

Por outro lado, o bom de tanta pesquisa é que nenhuma delas sugere desistir completamente da cafeína!

Um estudo acompanhou 12 participantes e descobriu que tomar café até 6 horas antes de dormir diminui razoavelmente a qualidade do sono.

Como resultado, monitores medindo o tempo total de sono e a qualidade do sono (tempo gasto dormindo em relação ao tempo total na cama) mostrou que a cafeína consumida 6 horas antes de dormir proporcionou efeitos prejudiciais significativos.

Da mesma forma, outra pesquisa mostrou que um café expresso duplo três horas antes de dormir atrasa a produção do hormônio do sono melatonina em cerca de 40 minutos!

O Que os Apreciadores do Café Devem Fazer Para não Perder o Sono?

O que muitos especialistas sugerem para os apreciadores do café é limitar sua ingestão após as 14h, ou logo após o almoço.

Assim sendo, se você for sensível a estimulantes, ou tiver problemas de insônia, talvez seja uma boa medida observar esse horário como uma espécie de limite para a ingestão da bebida e evitar do café tirar seu sono.

Existem Bebidas Alternativas Para o Café?

Sendo assim, que opções existem para uma bebida alternativa após esse limite das 14h?

Na verdade, existem várias opções disponíveis.

Se você sofre de insônia ou simplesmente não quer arriscar uma noite de sono, existem algumas outras opções, como o Chá Verde, por exemplo.

Aliás, o Chá Verde tem pouco menos cafeína do que o café e também vai te dar energia sem tirar o seu sono – além de ser uma boa opção para quem quer perder peso. Outra opção é o Chá de Hortelã, que além de refrescar, melhora a respiração e acalma o estômago após uma refeição!

Além disso, existem algumas plantas medicinais que ajudam a relaxar e reduzir a fadiga do corpo no final do dia.

O Café Descafeinado Tira o Sono?

Produtos naturalmente descafeinados estão se tornando muito populares. Mas, cuidado: mesmo o café descafeinado contém entre 3-18 mg de cafeína! Portanto, sem exageros!

E Se Você é Daqueles Que o Café Não Tira Seu Sono?

Sim, essas pessoas existem! Nem todo mundo responde da mesma forma à cafeína! Algumas pessoas não são tão sensíveis aos efeitos estimulantes da cafeína.

Mas, se esse não é o seu caso e anda com insônia, ou tem problemas para dormir, descubra a sua dosagem!

Faça alguns testes:

  • Beba menos de 400mg de cafeína por dia e observe como seu organismo reage;
  • Teste o consumo de café em uma hora diferente do dia;
  • Se você é uma pessoa matinal, experimente as alternativas anteriores (Chá verde, Chá de hortelã ou um Descafeinado) para uma bebida à noite saborosa após o jantar.

O importante é encontrar a dosagem de café que não tire seu sono! Afinal, muitos estudos comprovam que o Café tem inúmeros benefícios!

Este artigo usa como fonte e referências o site Healthline.com


Comente abaixo suas experiências com o Café! E se conhece alguém que goste muito de café também, por favor, compartilhe!

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