Ervas Medicinais para Insônia e Ansiedade

A procura por ervas medicinais para insônia e ansiedade tornou-se nas últimas décadas uma tendência para um grande número de pessoas. Por conta do estresse e agitação da vida moderna, quase todas as pessoas sofrem algum tipo de pressão no seu dia-a-dia.

Pode ser por causa do trabalho, escola, trânsito, problemas pessoais ou até mesmo excessos na ingestão de cafeína. É muito comum vivermos situações que geram algum tipo de ansiedade ou estresse e, por consequência, noites mal dormidas de insônia que acabam prejudicando nossa saúde. Além disso, atualmente existem diversos tipos de transtornos de ansiedade já definidos pela ciência.

Por essa razão, algumas plantas medicinais que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono são uma boa opção. Vamos conhecer algumas dessas plantas medicinais.


10 Tipos de Ervas Medicinais para Insônia e Ansiedade

1. Valeriana

A erva medicinal valeriana é uma planta com propriedades que melhoram a qualidade do sono. Sua eficácia já foi comprovada no combate à insônia, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seus benefícios contra a ansiedade.  Atualmente a planta é muito utilizada como medicamento fitoterápico.

2. Camomila

A camomila tem componentes ativos que oferecem um eficiente efeito terapêutico. Você pode tomar o chá ou até mesmo um relaxante banho aromatizado. Além de poder ser usada também na aromaterapia para causar um efeito tranquilizador, o chá de camomila também age de forma positiva sobre os problemas causados pelo estresse no aparelho digestivo.

3. Bálsamo de Limão

O bálsamo de limão pode ser consumido na forma de chá relaxante. O seu chá é uma excelente opção para combater as noites mal dormidas por causa de suas propriedades de calmante e sedativas. Você pode até mesmo juntar o bálsamo de limão com outras destas ervar apresentadas aqui neste artigo. Desse modo, experimente tomar uma xícara de bálsamo de limão antes de deitar-se para combater sua insônia e comprove os resultados.

4. Alfazema

A alfazema quando usada na forma de chá das flores oferece uma sensível melhora na qualidade do sono. Isso porque a alfazema possui propriedades calmantes e sedativas, indutoras do sono que acabam combatendo seu problema de insônia. Além disso, a alfazema também pode ser utilizada como essência para aromatizar o ambiente.

5. Passiflora

Entre todos os chás de ervas para combater o estresse e a fadiga, a passiflora é uma das mais saudáveis opções. A passiflora é a planta do maracujá e apresenta propriedades analgésicas e relaxantes que conseguem reduzir os efeitos negativos do esgotamento do corpo. Além disso, a passiflora também tem uma ação antidepressiva.

Em resumo, essa erva medicinal pode ser consumida através da infusão de suas folhas frescas ou secas, ou ainda de suas raízes.

6. Erva cidreira

Muitas regiões do país conhecem as propriedades relaxantes e sedativas da erva cidreira. Assim sendo, não é de se espantar que a planta seja altamente recomendada como alternativa para combater a insônia e outras dificuldades que afetam o sono. Por causa da sua ação tranquilizante, a erva cidreira também é indicada para minimizar os efeitos da ansiedade e estresse. Sua forma de consumo mais comum é através do chá.

7. Erva de São João

Bastante utilizada em tratamentos para ansiedade e depressão, a erva de São João oferece efeitos como sedativo e antidepressivo, auxiliando também a reduzir o estresse e suas consequências negativas no seu corpo. Desse modo, a erva de São João, quando consumida na forma de chá, pode auxiliar a combater os problemas causadores da insônia e suas noites sem sono.

8. Lavanda

Entre as ervas medicinais para insônia e ansiedade, uma das mais usadas é a lavanda, que possui uma fragrância muito suave e agradável. Mas, a sua eficácia vai muito além de seu agradável perfume. Isso porque como erva medicinal, a lavanda é uma planta com propriedades sedativas. Pode ser utilizada como um calmante natural através da aromaterapia, em infusões ou até mesmo na alimentação.

9. Flor de laranjeira

A flor de laranjeira é uma erva medicinal que pode ser usada para fazer infusões ou para a extração do óleo aromático, pois a planta possui propriedades tranquilizantes, indutoras do sono e calmantes. Sua força é essencialmente olfativa. Por causa disso é bastante utilizada como aroma para ambientes, infusão ou até mesmo em massagens.

10. Ginseng

Por fim, uma das ervas medicinais para insônia e ansiedade mais antigas. O uso da raiz de ginseng como planta medicinal tem sua origem na medicina tradicional chinesa. Por causa dos seus componentes ativos, esta planta permite uma sensível redução dos efeitos do estresse no corpo. Por essa razão, você acaba por eliminar uma das fortes causas da insônia.

Além disso, o ginseng também ajuda muito a melhorar a disposição para atividades físicas de uma forma geral. O ginseng pode ser consumido diretamente na comida ou na forma de chá.

Ervas Medicinais para Insônia e Ansiedade – Resumo

Além de ser uma alternativa mais leve para o organismo do que o uso de remédios e tranquilizantes, as ervas medicinais podem apresentar muitos outros benefícios além dos efeitos relaxantes e tranquilizantes.

Portante, considere essa opção para resolver suas noites mal dormidas!

Este artigo usa como fonte e referências encontradas no site health.com


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *