Frutas e Seus Benefícios para a Saúde

As frutas e seus benefícios para a saúde já foram comprovados por diversos estudos em todo mundo. As Frutas ajudam a prevenir complicações como pressão alta, câncer, distúrbios cardíacos, diabetes e várias outras. Além disso, as Frutas comprovadamente também combatem doenças da pele e promovem o crescimento saudável dos cabelos.

Dessa forma, é sempre recomendável comer frutas frescas e maduras para você obter o máximo de benefícios delas.


Aspectos Nutritivos das Frutas e seus Benefícios Para a Saúde

Comer frutas (ou beber sucos de frutas) regularmente beneficia todo seu corpo, pois as frutas são fontes naturais de vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Ricas em fibras dietéticas, as frutas ajudam a melhorar o funcionamento do trato digestivo, reduzindo assim as chances de constipação e diverticulose. Mas isso não é tudo!

Frutas Ajudam a Formar uma Dieta Saudável

As frutas são parte importante de qualquer dieta balanceada e saudável, pois fornecem muita energia sem acrescentar calorias desnecessárias.

Mais ainda: frutas contêm o mínimo de sódio e gorduras nocivas e por essa razão são saudáveis ​​para o coração. Além disso, as frutas são ricas em potássio, que é muito importante para manter a pressão sanguínea regulada.

A vitamina C, um poderoso antioxidante, é fartamente encontrada em frutas, precisamente nas frutas cítricas. Por isso elas são indicadas para combater o resfriado comum, cicatrização de feridas, ajudar nos cuidados da pele, dentes, gengivas e a manter o sistema linfático saudável.

Frutas secas são excelentes laxantes e também um ótimo remédio natural para anemia, acidose, febre e fraqueza sexual. Da mesma forma, elas ajudam no ganho de peso saudável e promovem a saúde dos olhos, dos dentes e dos ossos.

As frutas são uma rica fonte de ácido fólico, que é o nutriente mais importante para as mulheres grávidas. Com efeito, sabe-se que o folato reduz o risco de defeitos do tubo neural, como a anencefalia e espinha bífida que podem ocorrer durante o desenvolvimento do feto.

Mais Benefícios das Frutas para a Saúde

Comer frutas ajuda a desenvolver o bem-estar emocional de adultos jovens saudáveis. Alguns estudos apresentam que uma preferência por alimentos saudáveis ​​pode influenciar no bom humor das pessoas!

Aumento de Energia do Corpo

Quando você come frutas, seu suprimento de energia aumenta rapidamente. Este é um dos principais benefícios das frutas para a saúde que podemos utilizar em nosso dia-a-dia. Por isso que os atletas costumam comer frutas durante e após o exercício e dietas para gestantes quase sempre incluem frutas.

Saúde do Coração

Frutas como damasco, maçã, banana, melão, bagas e laranja são ótimas para proteger o coração, pois são ricas em flavonóides, carotenóides, fibras, potássio e magnésio. Frutas também contêm vitaminas como vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, vitamina K e folato – por isso ajudam a regular os níveis de colesterol e prevenir doenças como derrame, aterosclerose e ataque cardíaco.

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença que atinge uma grande parcela da população em todo o mundo. Por isso, as frutas com maior conteúdo de carboidratos não são recomendadas para diabéticos.

Entretanto, frutas como maçã, abacate, cereja, banana, laranja, pêssego, ameixa, entre outras, têm um baixo índice glicêmico (IG) – menos de 55, e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Porém, frutas processadas e enlatadas não são saudáveis, pois contêm adoçantes artificiais. Portanto, sempre coma frutas frescas para obter o máximo das suas vantagens!

O consumo diário de frutas frescas reduz o risco de derrames, pressão alta, indigestão, câncer, doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas.

Frutas e o Câncer

Frutas ricas em vitaminas são ótimas para prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer, como câncer de fígado e câncer de mama. São frutas como a graviola e frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, limão e outras. Como resultado, quando consumidos regularmente, as frutas têm a capacidade de mostrar propriedades que ajudam a afastar o câncer.

Pressão Sanguínea

Frutas ricas em potássio, como banana, maçã, melão, ameixa, pera, damasco e manga, ajudam a diminuir a hipertensão. Isso porque este mineral está relacionado à regulação da pressão arterial por causa das suas propriedades vasodilatadoras.

Tratamento de Pedras nos Rins

Frutas ricas em vitamina C ajudam no tratamento de pedras nos rins. Portanto, Frutas cítricas como laranja e limão são ótimas para reduzir suas chances de sofrer de pedras nos rins. Além disso, as frutas são pobres em sódio, o que é ótimo para quem sofre com pedras nos rins.

Saúde óssea

Frutas como a laranja são ricas em cálcio e vitamina K, que ajudam a manter os ossos saudáveis ​​e também ajudam a melhorar a densidade mineral óssea.

Prevenção de Doenças

Um importante benefício das Frutas é a combinação de poderosos flavonóides, antioxidantes, minerais, vitaminas, fitoquímicos e incontáveis ​​micro e macronutrientes que tornam as frutas excelentes para a saúde.

Por isso, o consumo diário de frutas frescas reduz o risco de derrames, pressão alta, indigestão, câncer, doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas. Além disso, algumas frutas como banana contêm substâncias químicas vitais como o potássio, que ajuda a prevenir derrames, pressão alta e ansiedade.

O consumo de frutas basicamente elimina as deficiências de vitaminas e minerais e seus sintomas associados. Pois as frutas também contêm grandes quantidades de água e fibras, o que ajuda a manter seu trato digestivo limpo e seu peso sobre controle.

Ajudam na Digestão

Entre os benefícios que as Frutas trazem para a saúde, destacamos a ajuda no processo digestivo do corpo. Além disso, a casca de algumas frutas também é rica em fibras, o que é um fator importante que contribui para a digestão, ao mesmo tempo em que protege de problemas como gastrite e constipação.

No entanto, em alguns casos, a casca da fruta é espessa, como no limão, banana, melão e laranja, e não pode ser consumida por seres humanos. Felizmente, nesses casos a parte comestível dentro da casca também tem muita fibra.

O alto teor de fibra também é uma importante ajuda das frutas para a saúde, por causa do efeito laxante. Frutos fibrosos ajudam a prevenir doenças cardíacas, reduzindo a hiperlipidemia, hipertensão, diabetes mellitus e a obesidade. Assim, devido a sua composição fibrosa, as frutas também têm propriedades anti-carcinogênicas e também são reconhecidas por prevenir o câncer de cólon e combater os distúrbios da irregularidade intestinal.

Perca Peso Incluindo Frutas na Dieta

A partir do momento que você começar a incluir uma quantidade significativa de frutas em sua dieta, começará a ver seu peso sendo controlado e melhoras na sua saúde como um todo.

Pesquisas feitas nos Estados Unidos mostraram uma redução de peso efetiva depois que as frutas foram incluídas na dieta das famílias. Outros estudos apontam que uma pessoa com uma dieta equilibrada e que habitualmente come frutas vai estar menos inclinada a fazer lanches e ingerir alimentos pobres de nutrientes entre as refeições.

Além disso, as frutas são compostas de 90-95% de água, o que produz um poderoso efeito diurético no seu corpo, liberando assim as toxinas indesejadas do corpo.

Um exemplo é a lichia, uma fruta que é um ótimo laxante e com uma quantidade insignificante de calorias, nenhuma gordura saturada ou colesterol.

Aliás, com exceção de algumas frutas como coco, abacate e azeitona, as frutas geralmente não contêm gordura.

No entanto, as frutas sozinhas não vão reduzir seu peso. Você também precisa se exercitar regularmente. Portanto, buscar alguma atividade física além de incorporar frutas na sua dieta é fundamental.

Cuidados com a Pele

As frutas mantêm sua pele macia e hidratada, pois elas a nutrem com vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais. Com isso, a frutas mantêm a sua pele bem cuidada por um bom período de tempo.

Na verdade, se você está cansado de usar os cremes comerciais anti-acne, tente incluir frutas como maçãs ou bananas em sua dieta diária e veja a acne desaparecer rapidamente. Portanto, com uma boa quantidade de frutas em sua dieta, você pode reduzir de forma natural esse problema da acne ao invés de optar por cremes dermatológicos caros.

As maçãs são uma das melhores opções para o tratamento da acne. Coma a casca da maçã, que tem um alto nível de pectina e que ajuda a controlar a constipação – o que costuma ser um elemento causador da acne.

Bananas também ajudam a aliviar a acne, pois são ricas em fibras que também aliviam a constipação. Além disso, a casca de banana tira manchas e ajuda muito nos cuidados da pele.

Uvas são ótimas para ajuda a limpar a pele e o corpo. Mamão rejuvenesce a pele e repara danos menores que você pode nem notar. O suco de limão lentamente elimina os sinais e cicatrizes de manchas de acne.

Frutas Ajudam a Manter o Cabelo Saudável

Assim como as frutas aumentam o brilho da pele, elas também contribuem bastante para você ter cabelos longos e saudáveis.

A vitamina A traz brilho ao seu cabelo e também suaviza sua textura. As frutas cítricas são excelentes estimulantes capilares. O teor de vitamina C em frutas cítricas previne a perda de cabelo e mantém o cabelo brilhante e saudável. Frutas como kiwis, morangos e abacaxi também são conhecidos por ajudar o crescimento do cabelo.

Os benefícios da fruta para a saúde do seu cabelo também podem ser apreciados através de máscaras capilares. Máscaras de cabelo de melão e banana são recomendadas por profissionais de beleza para o cuidado dos cabelos em casa.

Você também pode fazer uma pasta de suco de limão e aloe vera e aplicá-la ao seu cabelo. Mantenha a pasta por aproximadamente 45 minutos e depois lave bem o cabelo com xampu suave. Essa mistura não só melhora a qualidade do cabelo, como também elimina problemas no couro cabeludo, como a caspa e a coceira.

O abacate tem uma quantidade impressionante de vitamina E, que é amplamente conhecida por ser muito boa para os cabelos. As máscaras capilares de abacate fortalecem o cabelo e retardam o envelhecimento prematuro dos cabelos.

Cocos também são muito bons para o crescimento saudável dos cabelos. O óleo de coco é usado extensivamente em todo o mundo para cuidar dos cabelos.

Este artigo usa como fonte e referências o site www.organicfacts.net


Este artigo sobre as frutas e seus benefícios para a saúde não termina aqui. Conhece algum outro aspecto saudável das Frutas? Por favor, comente abaixo e compartilhe o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *