Importância da Atividade Física Para Mulheres em Todas as Idades

Veja aqui a importância da atividade física para as mulheres em todas as idades e porque é fundamental para alcançar a saúde ideal. Saiba também como o exercício físico traz vários benefícios para a saúde das mulheres durante todas as fases de suas vidas.

Atividade Física na Adolescência

Além de melhorar a aptidão física, a atividade física regular pode impactar de forma positiva a saúde emocional em meninas adolescentes. Por exemplo, os transtornos de ansiedade afetam milhões de pessoas em todo mundo. Porém, a cada ano, mais ainda entre os 13 e 17 anos de idade. Mas, embora os transtornos de ansiedade aconteçam em ambos os sexos, as meninas são mais impactadas durante a adolescência.

Por isso, a atividade física regular é altamente recomendável, pois melhora a autoestima, o humor e promove uma imagem corporal saudável em adolescentes do sexo feminino. Pais e educadores de adolescentes meninas devem encorajar atividades que sejam agradáveis ​​e que de preferência permitam a interação social. Além disso, a atividade física nesta fase da vida deve enfatizar o bem-estar e um estilo de vida saudável sem excesso de peso.

Resumo: Na adolescência, as atividades físicas devem ser agradáveis ​​para aumentar o bom-humor e trazer confiança para as meninas.

Atividade Física Para Mulheres aos 20 anos

Os jovens adultos vivem uma fase da vida de crescimento pessoal e profissional. As exigências podem ser várias: concluir um curso, estabelecer uma carreira ou administrar relacionamentos pessoais em evolução. São desafios que podem dificultar a boa alimentação e outros hábitos saudáveis.

Além disso, uma visão de saúde no longo prazo não está no topo da lista de preocupações para a média de indivíduos aos vinte e poucos anos.

No entanto, pesquisadores da Northwestern University (USA) realizaram um estudo que acompanhou diversos hábitos de mais de 3.000 indivíduos. Os participantes tinham entre 18 e 30 anos quando o estudo começou. Os pesquisadores descobriram que os participantes que tinham altos níveis de atividade física combinados com outros comportamentos positivos de saúde, como hábitos moderados de consumo de álcool, uma dieta saudável e nunca fumar, tinham perfil de risco de doença cardiovascular significativamente menor que os demais.

Resumo: Mulheres aos 20 anos devem praticar atividades físicas ​​para reduzir o risco de doenças cardiovasculares mais tarde na vida.

Atividade Física Para Mulheres aos 30 anos

A osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea. Além disso, é uma das principais causas de fraturas ósseas em mulheres com mais de 50 anos (National Institute for Health of Osteoporosis and Related Bone Diseases, 2015).

Embora a osteoporose normalmente não seja diagnosticada até a quinta ou sexta década de vida, a perda óssea e a progressão da doença começam muito mais cedo. Por volta dos 30 anos, a reabsorção óssea – o processo de desmineralização óssea – começa a exceder a formação de novos ossos. Com o tempo, isso leva à perda óssea.

Mulheres na faixa dos 30 anos devem incluir atividades físicas que promovam a saúde dos ossos. Quando se trata de seleção de exercícios, empregar força é fundamental na construção e manutenção de ossos saudáveis.

Algumas Dicas dos tipos certos de Exercícios:

Inclua exercícios de resistência e força em seu programa de exercícios. Pesos mais pesados, em vez de mais leves, são melhores para a saúde óssea. Ao selecionar atividades aeróbicas, procure incluir também atividades que exijam força, como subir escadas, musculação feminina e pular corda.

Atividades de baixo impacto, como ciclismo indoor e natação, são ótimas para melhorar a forma física, mas não ajudarão você a construir ossos mais fortes na mesma medida que exercícios com pesos. Se possível, inclua exercícios aeróbicos de alto impacto, como o tênis.

Aplique o princípio de aumento progressivo de carga. Ou seja, procure aumentar a carga e a intensidade de seus treinos para melhorar tanto a saúde óssea quanto a aptidão muscular de forma progressiva. Uma boa opção são os chamados Treinos HIIT, que costumam gerar bons resultados para o organismo.

Resumo: Mulheres aos 30 anos devem focar em atividades físicas regulares para promover a saúde dos ossos.

Atividade Física Para Mulheres aos 40 anos

A sarcopenia – a perda de massa e força muscular – começa por volta dos 40 anos e diminui a uma taxa de 2,2 Quilos a cada dez anos. A perda da massa muscular pode reduzir a capacidade funcional, levar a um ganho de peso indesejado e, muitas vezes, precipitar desequilíbrios musculares associados à dor lombar e a outras anomalias físicas.

Felizmente, você pode evitar essa perda muscular. Um estudo examinou atletas amadores entre as idades de 40 e 81 anos com ritmo de treino de quatro a cinco dias por semana. Os pesquisadores não encontraram diminuição significativa na força com a idade e nenhuma perda na massa muscular total no grupo. Este foi um dos primeiros estudos a demonstrar que as perdas de massa muscular que anteriormente eram atribuídas ao envelhecimento, na verdade, são  o resultado da falta de uso dos músculos!

Resumo: Mulheres aos 40 anos devem evitar a perda muscular relacionada à idade através da realização de exercícios de resistência física.

Atividade Física Para Mulheres aos 50 anos

No Brasil, em 2017 foram quase 400 Mil mortes por doenças cardiovasculares. No entanto, após a menopausa, o risco de uma mulher desenvolver doenças cardíacas e ter um ataque cardíaco aumenta dramaticamente. Pesquisadores acreditam que isso está relacionado a uma diminuição nos níveis de estrogênio (American Heart Association, 2015).

Muitas mulheres reduzem seus níveis de atividade ao entrarem na menopausa, mas manter um estilo de vida ativo pode ajudar as mulheres a alcançar uma saúde ideal durante esta fase da vida. Além de fornecer proteção contra doenças cardiovasculares, o exercício pode ajudar a aliviar os sintomas relacionados à menopausa.

Resumo: Mulheres aos 50 anos devem praticar exercícios para manter uma vida saudável durante a menopausa.

Atividade Física Para Mulheres aos 60 anos

Uma em cada quatro pessoas com mais de 65 anos sofre um acidente de queda a cada ano. Nos EUA, entre os adultos mais velhos, as mulheres caem com mais frequência do que os homens (Centers for Disease Control and Prevention, 2017).

À medida que envelhecemos, os sistemas que nos ajudam a manter nosso equilíbrio perdem um pouco de função. Além disso, nosso tempo de reação diminui. Assim, quando tropeçamos, temos mais dificuldade em nos recuperar e evitar uma queda. Cuidar dos nossos olhos, usar calçados adequados e manter nossas casas longe dos riscos de quedas são medidas importantes a serem tomadas para evitar tropeços.

Porém, atividades que promovam o equilíbrio devem ser incorporadas em todos os programas de exercícios para pessoas com mais de 65 anos para reduzir o risco de quedas.

Resumo: Mulheres aos 60 anos devem buscar atividades físicas para melhorar o equilíbrio e evitar quedas.

Mulheres aos 70, 80 ou mais!

Nessa fase, talvez você tenha sido uma pessoa com atividades físicas ao longo dos anos. Ou talvez nunca tenha realmente tido muita prática de exercícios. Se você é uma destas pessoas, uma boa notícia: nunca é tarde demais para começar a se exercitar.

Para pessoas de 70 e 80 anos, o exercício pode ajudar a atenuar o declínio da capacidade funcional. O limiar da deficiência, que é o ponto em que os indivíduos começam a ter problemas com as atividades da vida diária, como tomar banho e vestir-se, é muitas vezes alcançado quando nos aproximamos do final dos anos 70 e início dos anos 80.

No entanto, isso pode ser atrasado, mantendo um estilo de vida ativo. Programas de exercícios que incorporam padrões de movimento que imitam atividades da vida diária devem ser priorizados nesta fase da vida.

Resumo: Mulheres aos 70, 80 ou mais – seja qual for a idade – nunca é tarde demais para começar a se exercitar.

Conclusão

Atividades físicas em todas as idades da mulher afetam positivamente a saúde durante cada estágio da vida. Então, se você tem 19 ou 99 anos, faça do exercício físico uma prioridade.

Este artigo é uma adaptação do original em inglês Fitness for Every Decade: What Every Woman Should Know do site acefitness.org.


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