fbpx

Kefir de leite: como fazer, cuidar e consumir

Veja como fazer, cuidar e consumir o Kefir de leite, uma bebida muito saudável que a cada dia ganha mais destaque. Um passo a passo simples com muitas dicas e orientações para você que deseja experimentar este alimento probiótico.


RESUMO DO ARTIGO:
> O que é o Kefir?
> Benefícios do Kefir para a Saúde
> Como Fazer o Kefir de Leite
> Como Cuidar do Kefir de Leite
> Como Consumir o Kefir de Leite


O que é o Kefir?

O Kefir é um dos muitos tipos de alimentos probióticos conhecidos. Trata-se de uma espécie de leite fermentado ácido produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes nos grãos de kefir. O nome kefir originou-se na Rússia e na Turquia e significa “sentir-se bem”. De acordo com registros antigos, a bebida tem sua origem nas montanhas do Cáucaso.

Benefícios do Kefir para a Saúde

A bebida do Kefir traz inúmeros benefícios para nosso organismo, como vários outros alimentos probióticos. Sendo assim, altamente recomendado que quem busca uma dieta saudável. Podemos destacar alguns deles:

  • Ajuda a regular o funcionamento do intestino restaurando a microflora intestinal.
  • É um antioxidante natural que combate os radicais livres no intestino e promove a longevidade do organismo.
  • Possui vários tipos de lactobacilos e leveduras.
  • O kefir é uma rica fonte de nutrientes como Magnésio, Fósforo, Cálcio e Vitaminas D, B12 e a , Riboflavina (B2).
  • O Kefir age como anticancerígeno, inibindo o crescimento de células cancerosas.
  • Diminuição da intolerância à lactose. Portanto, pode ser consumido por indivíduos intolerantes à lactose.
  • Previne e ajuda a tratar problemas no estomago como gastrite.
  • Tem ação antibacteriana sobre as bactérias nocivas ao organismo.

LEIA MAIS: O que é Kefir e Para Que Serve essa Saudável Bebida

Como Fazer o Kefir de Leite

Fazer o Kefir de Leite é mais simples do que você imagina! Veja a seguir:

  1. Separe os “Grãos” de kefir e depois coloque em um recipiente de vidro bem limpo.
  2. Em seguida adicione leite que pode ser integral, semidesnatado ou desnatado. Apenas evite o leite sem lactose, uma vez que a lactose irá nutrir os microorganismos.
  3. Use aproximadamente 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 400 ml de leite.
  4. Logo depois, feche o recipiente de vidro com um pano fino, prendendo com um elástico. O vidro não deve ficar completamente fechado, deixando o ar circular para que ocorra a fermentação.
  5. Depois que fermentar por 48 horas, passe a bebida em um coador bem fino para separar o leite fermentado dos grãos de Kefir. Se desejar uma bebida mais leve e menos azeda, deixe fermentar por apenas 24 horas.
Kefir de leite como fazer, cuidar e consumir 1


Após 48 horas, passe a bebida em um coador para separar o leite fermentado dos grãos de Kefir. Se desejar uma bebida menos azeda, deixe fermentar por apenas 24 horas.

Logo após isso tudo, lave os grãos de kefir que ficaram no coador em água filtrada. Com isso, os grãos de kefir estarão prontos para que você faça uma nova porção da bebida.

Enquanto que nos dias quentes a fermentação é mais rápida, no frio pode demorar um pouco mais. Quando for passar no coador, é normal existir uma separação do soro e do leite. Nestes casos, basta misturar bem antes de passar no coador.

Com o tempo, a quantidade de grãos de kefir vai ficando maior! Então, aproveite para oferecer alguns grãos aos seus amigos e familiares para que descubram a delícia que é o Kefir de leite.

Como Cuidar do Kefir de Leite

Depois de pronto o Kefir de leite, você pode consumir a bebida imediatamente. Para cuidar do Kefir de Leite, deixe guardado na geladeira no máximo por 2 dias.

Se precisar guardar por mais tempo os grãos de kefir, você pode coloca-los no leite e deixar guardado na geladeira por até 10 dias. Logo depois descarte o leite usado e recomece o processo de preparar a bebida. Mas se desejar, pode também coar e consumir, lembrando que quanto mais dias passar, mais azeda a bebida vai ficar.

No entanto, se necessitar de mais de 10 dias, o correto é congelar os grãos de kefir. Nesse sentido, use um pote ou saco plástico limpo, e guarde os grãos de kefir sem leite. Logo em seguida, deixe no congelador pelo tempo que desejar.

Quando for recomeçar a produzir o kefir de leite, tire do congelador, adicione leite e deixe na geladeira por um dia, antes de voltar ao preparo em temperatura ambiente.

Se você resolver congelar os grãos de kefir, é comum a bebida não ficar igual ao que era antes. Por isso, nos primeiros 3 dias, talvez você precise jogar fora o leite fermentado.

Como Consumir o Kefir de Leite

São muitas as formas de você consumir o Kefir de leite. A primeira delas, meio óbvia, é consumir a bebida pura.

Outra forma de consumir o Kefir de leite é preparar uma espécie de iogurte grego. Você deve colocar a bebida em um coador de papel ou um pano fino e deixar o soro escorrer por 8 horas. O Soro obtido pode ser consumido ou jogado fora, enquanto o conteúdo que ficar no coador vai ficar parecido com o iogurte grego. Uma delícia!

Por fim, uma outra maneira de consumir o Kefir de leite é preparar como uma espécie de “cream cheese”. Para isso, basta usar o mesmo processo do iogurte grego por 12 horas. Assim, o resultado será um Kefir na consistência de cream cheese que você pode temperar com ervas para ficar mais gostoso! Use para passar no pão.


Conhece alguma outra forma de como cuidar e consumir o kefir de leite? Então comente abaixo e compartilhe conosco suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *