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Meditação Mindfulness Para Iniciantes

Aprenda Meditação Mindfulness de maneira simples e rápida. Qualquer um pode praticar, a qualquer momento, sem precisar de equipamentos ou acessórios.

Com a meditação, ganhamos benefícios de longo alcance e duradouros em nossas vidas: reduzimos nossos níveis de estresse, conhecemos nossas angustias, ficamos conectados com nosso eu interior, aprimoramos nossa concentração e nos tornamos mais pacientes com nós mesmos!

Conheça aqui a Meditação Mindfulness, a técnica de meditação mais conhecida e comece a praticar hoje mesmo!


A Meditação de Atenção Plena (Meditação Mindfulness)

Na meditação de atenção plena (meditação mindfulness), temos que prestar atenção aos nossos pensamentos conforme eles surgem e vão. Para isso, uma técnica muito usada é prestar atenção na respiração. Nesta técnica, também precisamos estar atentos quando a mente se desvia dessa tarefa, de forma que devemos guiar nossa atenção de volta para a respiração. Esta prática de retornar a atenção à respiração reforça a prática da concentração e atenção plena.

Quando prestamos atenção em nossa respiração, exercitamos a permanência da atenção no momento presente. Aprendemos a nos ancorarmos no aqui e agora de forma permanente, observando o vai e vem dos pensamentos, sem julgamentos.

“Na prática da Meditação Mindfulness, aprendemos como permanecer atentos ao momento presente.”

A Meditação Mindfulness Para Iniciantes

A proposta da Meditação de atenção plena parece simples, no entanto, a prática exige certo esforço. De fato, a maioria das pessoas surpreende-se com sua primeira experiência com meditação. Todos ficam surpresos com a velocidade com que os pensamentos mudam de um assunto para outro.

Embora a meditação não seja uma cura para tudo, ela pode certamente preencher um espaço muito importante em sua vida. Às vezes, a atenção plena é tudo o que precisamos para fazer melhores escolhas para nós mesmos, nossas famílias e nossas comunidades. Se estamos em uma fase de vida diferente, como um novo emprego, o filho que acabou de chegar, vivendo instantes de muita ansiedade, então precisamos manter o nosso equilíbrio interno. Para isso a meditação pode ajudar muito!

E as ferramentas mais importantes que você precisa para a prática de meditação são um pouco de paciência e um lugar confortável para se sentar.

Meditação Mindfulness Para Iniciantes: Como Começar

A primeira coisa a esclarecer: o que vamos aprender aqui é um exercício de buscar a atenção plena, e não algum processo que magicamente limpa sua mente dos incontáveis ​​e infinitos pensamentos que surgem e pingam constantemente em nossos cérebros. Vamos apenas aprender a guiar nossa atenção para a nossa respiração e, em seguida, voltar para a respiração quando percebemos que nossa atenção se desviou. Faça este exercício por cerca de 2 minutos.

1- Fique confortável e prepare-se para ficar quieto por alguns minutos. Você vai simplesmente se concentrar em sua inspiração e expiração naturalmente.

2 – Concentre-se em sua respiração. Onde você sente mais sua respiração? Na sua barriga? No seu nariz? Tente manter sua atenção em sua inspiração e expiração.

3- Acompanhe sua respiração por dois minutos.

Bem vindo de volta. O que aconteceu? Quanto tempo passou antes que sua mente se afastasse de sua respiração? Percebeu como sua mente estava ocupada mesmo sem que você a orientasse conscientemente para pensar em alguma coisa em particular? Você percebeu que estava se metendo em pensamentos diversos?

Muitas vezes temos pequenas narrativas em nossas mentes que não escolhemos colocar lá, como: “Por que meu chefe quer se encontrar comigo amanhã?” “Eu deveria ter ido à academia ontem.” “Eu tenho para pagar algumas contas ”ou o clássico “ Eu não tenho tempo para ficar parado, tenho coisas para fazer. ”

Porque Praticar a Meditação Mindfulness

Praticamos a meditação de atenção plena para aprendermos a reconhecer quando nossas mentes estão fazendo suas acrobacias cotidianas normais. Com isso, podemos aprender a fazer pausas na correria do dia-a-dia e escolhermos no que de fato queremos focar nossa atenção.

Se você experimentou esse tipo de distração (e todos nós o fazemos), você fez uma descoberta importante: nossa mente normalmente está no campo o oposto ao da atenção plena. Vivemos o tempo inteiro com nossas mentes no piloto automático, deixando nossos pensamentos irem aqui e ali, explorando o futuro ou o passado e, essencialmente, não estando presentes no momento que vivemos. Entretanto, é nesse estágio mental que a maioria de nós vive a maior parte do tempo. É bastante desconfortável, sendo bem honestos conosco, certo? Mas não tem que ser assim sempre.

Praticamos a Meditação Mindfulness para que possamos aprender a reconhecer quando nossas mentes estão fazendo suas acrobacias cotidianas normais, e conseguir fazer pausas para que possamos escolher o que realmente queremos focar. Em suma, a meditação nos ajuda a ter um relacionamento muito mais saudável com nós mesmos (e, por extensão, com os outros) reduzindo nossas ansiedades.

A Meditação Mindfulness e seus Benefícios

Quando meditamos, ganhamos benefícios de longo alcance e duradouros em nossas vidas. E você não precisa de nenhum equipamento ou investimento extra.

Veja Estas 5 Razões Para Meditar:

    1. Conhecer suas Angustias

    2. Reduzir seu Estresse

    3. Conectar-se com você mesmo

    4. Melhorar sua Concentração

    5. Reduzir divagações da mente

A Prática da Meditação de Atenção Plena

A Meditação Mindfulness é mais simples (e mais difícil) do que a maioria das pessoas pensa. Leia estas etapas, verifique se você está em algum lugar onde pode relaxar nesse processo e use um cronômetro para marcar o tempo.

1- Sente-se. Encontre um lugar para se sentar que pareça calmo e calmo para você.

2- Defina um limite de tempo. Se você está apenas começando, o ideal é escolher um curto período de tempo, como cinco ou dez minutos.

3- Observe seu corpo. Você pode se sentar em uma cadeira com os pés no chão, pode sentar-se frouxamente de pernas cruzadas, pode se ajoelhar – qualquer posição está bem. Apenas certifique-se de que você está estável e em uma posição confortável para que você possa ficar por um tempo.

4 – Sinta sua respiração. Siga a sensação da sua respiração enquanto ela entra e sai.

5 – Observe quando sua mente vagou. Inevitavelmente, sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando você começar a perceber que sua mente vagou – em alguns segundos, um minuto, cinco minutos – simplesmente volte sua atenção para a respiração.

6 – Seja paciente com sua mente errante. Não se julgue ou fique obcecado com o conteúdo dos pensamentos em que você se encontra perdido. Apenas volte.

Essa é a prática da meditação atenção plena. Seus pensamentos vão e voltam e você pacientemente volta ao exercício.

Ao terminar, levante gentilmente seu olhar (se seus olhos estiverem fechados, abra-os). Por alguns instantes observe ao seu redor. Perceba e observe os sons no ambiente. Observe como seu corpo se sente agora. Observe seus pensamentos e emoções. Sinta-se diferente!

Este artigo usa como fonte e referências o site www.mindful.org


Livro Recomendado:

Atenção Plena Mindfulness – Danny Penman e Mark Williams – Editora Sextante


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