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O Melhor Treino HIIT de Corrida de Acordo com a Ciência

Qualquer sessão de HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) tem grande poder de queima de caloria. Mas, um treino 4×4 HIIT de corrida traz os melhores resultados, de acordo com artigo publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise“. Além de ser a melhor opção para aprimorar a forma física, completa o artigo.

Portanto, tente este treino 4×4 HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) três vezes por semana durante as próximas seis semanas. O estudo afirma que você vai melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e forma física, além de ajudar seu Programa de Emagrecimento e perda de peso – se este for um dos seus objetivos.


Se acaso não curte corridas, não se preocupe. O autor do estudo, Fredrik Baekkerud, diz que qualquer exercício cardiovascular que use músculos grandes (como no ciclismo) também funcionará no lugar da corrida. Sendo assim, apenas faça uma adaptação na planilha abaixo e substitua pelo seu tipo de exercício preferido.

Treino HIIT de Corrida 4×4


Aquecimento

Caminhe por 10 minutos
(nível de esforço 5 numa escala de 1 a 10).

Intervalo 1

Corra por 4 minutos rapidamente
(nível de esforço 8 ou 9). Em seguida, caminhe por 3 minutos (nível de esforço 5).

Intervalo 2

Corra por 4 minutos rapidamente. Depois, ande por 3 minutos. .

Intervalo 3

Corra por 4 minutos rapidamente. Em seguida, ande por 3 minutos. .

Intervalo 4

Corra por 4 minutos rapidamente. Logo depois, ande por 3 minutos.
(As caminhadas de 3 minutos são para desacelerar o organismo.)

Antes de Começar a Treinar

Você precisa conhecer algumas recomendações básicas importantes antes de começar a praticar seus treinos de corrida HIIT.

Em primeiro lugar, saiba que aeróbica de alta intensidade realizada em excesso pode deixar você cansado. Dessa forma, você ficará exausto demais para manter uma rotina de treinos.

Assim sendo, para evitar este problema, alterne dois ou três dias por semana de Corridas HIIT com outros treinos voltados para resistência. Isto é, correr num ritmo em que você consegue “falar” durante o exercício sem ficar sem folego.

Por fim, lembrando sempre: consulte o médico antes de começar qualquer atividade física ou Treinos HIIT, principalmente se você for um iniciante nas corridas que pretende perder peso! Afinal, saúde e bem-estar são o objetivo final!


Comente abaixo e compartilhe conosco suas experiências com Corridas e Treinos HIIT!

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