Os Melhores Óleos Essenciais Para Pele Oleosa

Os Óleos essenciais para pele oleosa são uma alternativa natural para cuidar e manter a saúde desse tipo de pele.

Existem quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e pele mista – cada tipo de pele tem suas próprias características. No entanto, o mais comum dos quatro é a pele oleosa.

Assim, como acontece com todos os tipos de pele, existem formas convencionais de limpar, nutrir e tratar a pele, e existem formas alternativas e naturais. Dessa forma, uma delas é com óleos essenciais. Confira a seguir de uma forma geral de como os óleos essenciais podem ser usados para os cuidados da pele oleosa.

LEIA TAMBÉM:

O Que é Pele Oleosa?

A maioria dos especialistas acredita que a pele oleosa não tem nada a ver com a dieta ou estilo de vida de uma pessoa. Para muitos, a pele oleosa é o resultado das glândulas sebáceas produzindo uma quantidade excessiva de óleo.

Entretanto, saiba que existem algumas vantagens para este tipo de pele. Por exemplo, a pessoa com pele oleosa precisa de uma quantidade menor de hidratante para suavizar a pele. Além disso, o óleo da pele contribui para uma formação menor de linhas finas e rugas, o que retarda o processo de envelhecimento. No entanto, a pele oleosa pode causar poros entupidos, o que pode resultar em espinhas e acne.

Um cosmético ou produto convencional para reduzir o óleo da pele pode conter ou não produtos químicos tóxicos ao organismo. Porém, um óleo essencial ou uma mistura de óleo essencial, por outro lado, não deve incluir nenhum componente químico industrial.

O Que São Óleos Essenciais?

Óleos essenciais são óleos concentrados que vêm de flores, folhas, caules de plantas, cascas e raízes. Seu uso remonta a milhares de anos e existem relatos de sua presença nos antigos egípcios, gregos, indianos e chineses para fins medicinais, espirituais e de beleza.

Atualmente, óleos essenciais são usados como óleos naturais que podem contribuir positivamente para a mente, corpo e alma, além da prática da Aromaterapia.

Óleos essenciais podem ser usados principalmente em três maneiras:

  • Você pode aromatizar o ambiente, por exemplo, com um difusor de óleo essencial;
  • Ou então, aplicar algumas gotas na água para um banho relaxante;
  • Massageando a pele, diluído em um óleo vegetal (carreador), como óleos vegetais de coco, jojoba, amêndoas doces, rosa mosqueta e avelã entre outros.

Os Melhores Óleos Essenciais Para Pele Oleosa

Óleo de Gerânio

O óleo de gerânio ajuda a regular a oleosidade da pele, o que é ótimo para os tipos de pele oleosa e mista. Assim, este óleo também promove a circulação sanguínea, ajudando a tratar cicatrizes da acne, além de ter um delicioso aroma.

Óleo de Lavanda

O óleo de lavanda equilibra a oleosidade tanto da pele oleosa quanto da pele seca. Possui propriedades anti-inflamatória, tônica, adstringente, cicatrizante e antioxidante que protege a pele dos perigosos radicais livres, bem como dos danosos raios ultravioletas (UV).

Óleo de Melaleuca

Em casos de peles oleosas, óleo de melaleuca controla a oleosidade da pele e combate a acne. Com sua ação anti-inflamatória o óleo age diretamente na inflamação das espinhas. Além disso, tem função bactericida, fungicida e adstringente que ajudam a tratar as inflamações da pele.

Óleo de Alecrim

O óleo essencial de alecrim vem da planta de alecrim, que é uma erva nativa da região do Mediterrâneo. O óleo tem propriedades antissépticas e antimicrobianas, ideais para a pele oleosa e para reduzir a disseminação de bactérias. Rejuvenesce naturalmente a pele e é uma excelente alternativa natural para os cuidados da pele.

Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *