Musculação Feminina: Benefícios e Dicas para Iniciantes

A Musculação Feminina é uma opção já consolidada nas academias. Isso acontece porque é muito grande o número de mulheres com o objetivo de ter um corpo definido através da musculação. Além disso, a musculação feminina tem benefícios extraordinários para o corpo da mulher.

Portanto, se exercícios aeróbicos são os pilares do seu plano de fitness e você não está alcançando os resultados desejados, tente começar a prática de musculação em uma academia ou até mesmo em casa.

RESUMO DO ARTIGO:
> Perder gordura de forma mais eficaz com Musculação;
> Quanto mais músculos, mais calorias queimadas;
> Musculação Feminina para ter um Corpo Definido;
> Ganhe um Sono de Qualidade;
> Mais Energia para Você;
> Proteja sua Saúde Cardíaca;
> Alívio do Estresse com Atividade Física;
> Melhore sua Saúde Óssea


Musculação Feminina e seus Benefícios

Você já deve ter pensado em levantar pesos e talvez até feito algumas séries com halteres. E toda vez que você pega nos pesos se sente insegura e até mesmo um pouco receosa. Isso porque você já ouviu algumas dessas histórias sobre musculação feminina: levantar pesos deixa ​​as mulheres volumosas, é perigoso, é ruim para as articulações e, depois de ter músculos, você não pode parar de praticar ou tudo se transformará em gordura. Mas, nada disso é verdade e estas ideias se alimentam de estereótipos que impedem muitas mulheres de experimentarem os benefícios da musculação para elas.

É hora de deixar de lado esse medo e incerteza. Pois, o fato é que levantar pesos não traz nenhum prejuízo para seu corpo e saúde. Ao contrário, a musculação feminina irá ajudá-la a conquistar um corpo definido, mais saudável e forte.

Quando você resolver listar seus objetivos de condicionamento físico, você vai se surpreender ao descobrir que a musculação não só ajudará a alcançar todos, mas também vai fazer você ter sucesso de forma mais rápida do que realizando apenas exercícios aeróbicos.

A yoga e a esteira podem ter seu lugar, mas não são suficientes. Assim, aqui estão oito razões pelas quais você deve priorizar a musculação em seu treino de fitness!

1. Perder gordura de forma mais eficaz com Musculação

Na sua forma de pensar, levantamento de peso só serve para fazer braços e coxas ficarem fortes e torneados? Esta na hora de rever essa ideia.

Embora muitas pessoas considerem a musculação apenas um meio de aumentar o tamanho dos músculos e do corpo, quando comparada com os exercícios aeróbicos, o treinamento com pesos e halteres ganha fácil a batalha para queimar calorias.

Isso porque a grande vantagem do treinamento com pesos é a capacidade do corpo de queimar gordura durante e após o exercício.

Depois de uma puxada série de musculação, você continua a consumir oxigênio adicional nas horas e até dias seguintes. Esse resultado é conhecido como Consumo de Oxigênio Pós-exercício.

Isso porque quando seu corpo usa mais oxigênio, requer mais gasto calórico e um aumento na taxa metabólica. Assim, você continua queimando calorias por muito tempo depois do treino.

2. Quanto mais músculos, mais calorias queimadas.

À medida que você aumenta a força e a massa muscular magra, seu corpo usa calorias com mais eficiência. Assim, as contrações musculares diárias, desde um simples piscar de olhos a um agachamento pesado, contribuem para a quantidade de calorias que você queima em um dia. Sentar queima menos calorias do que ficar em pé. Mas, ficar em pé queima menos do que andar, e caminhar queima menos do que o treinamento de força.

Quanto mais contrações musculares você realizar durante o dia, mais calorias você vai queimar. Se você tem mais massa muscular magra, você terá mais contrações musculares e, dessa forma, queimará mais calorias.

3. Musculação feminina para ter um Corpo Definido

À medida que você constrói músculos, seu corpo começa a ter uma forma de “ampulheta”. Embora exercícios aeróbicos ajudem a perder peso, esse peso perdido é composto de gordura e tecido muscular. Portanto, se você está perdendo gordura e músculo, também pode perder suas curvas adoráveis.

Com a musculação feminina, você perderá gordura e ganhará massa magra (músculos) que moldarão e sustentarão seu corpo.

4. Ganhe um Sono de Qualidade

A musculação melhora muito a qualidade do sono, auxiliando na sua capacidade de adormecer mais rápido, dormir mais profundamente e despertar menos vezes durante a noite.

Um estudo publicado no “International SportMed Journal” indica que o treinamento de resistência matinal ou Treinamento HIIT afeta muito a qualidade do sono e prolonga o tempo de sono na noite após o treinamento.

Musculação Feminina traz Benefícios para a Saúde em Geral da Mulher

5. Mais Energia para Você

Como mencionado anteriormente, a musculação causa um aumento nas horas de gasto de energia depois que você treina. Um estudo publicado pelo “National Institute of Health” sugere que o aumento crônico no gasto de energia, mesmo após uma sessão de musculação mínima, pode afetar favoravelmente o balanço energético e a oxidação da gordura. Assim, em vez de pegar aquela xícara de café da tarde, pegue uma barra.

6. Proteja sua Saúde Cardíaca

A prática de musculação pode reduzir o risco de doença cardíaca e foi aprovada pela “American Heart Association” como uma forma saudável de exercício para pessoas em risco cardíacos.

Um estudo no “Journal of Strength and Conditioning” descobriu que as pessoas que levantam pesos têm menos probabilidade de ter fatores de risco de doença cardíaca, quando comparados às pessoas com uma circunferência da cintura grande, triglicerídeos elevados, pressão arterial elevada e níveis elevados de glicose.

Outro estudo conduzido por pesquisadores no Brasil descobriu que, embora a frequência cardíaca aumentasse em pacientes durante períodos intensos de treinamento, a pressão arterial e a frequência cardíaca de repouso eram significativamente menores na manhã seguinte.

7. Alívio do Estresse com Atividade Física

Atividade Física em geral é uma ótima maneira de reduzir o estresse. Pesquisadores constataram consistentemente que aqueles que treinam com força regular tendem a controlar melhor os níveis de estresse. Nesse sentido, aqueles que praticam exercícios experimentam menos reações adversas a situações estressantes do que aquelas que não se exercitam.

Além disso, estudos de treinamento de resistência em adultos mais velhos mostram que o levantamento de peso de intensidade moderada melhora a memória e a função cognitiva.

8. Melhore sua Saúde Óssea

À medida que envelhecemos, corremos o risco de perder massa óssea e muscular. As mulheres na pós-menopausa têm um risco maior de osteoporose porque o corpo não mais secreta estrogênio. Portanto, a musculação para mulheres é uma excelente maneira de combater a perda de massa óssea e diminuir o risco de osteoporose.

Um estudo realizado na Universidade McMaster descobriu que, após um ano de treinos de musculação, as mulheres na pós-menopausa aumentavam a massa óssea da coluna em 9%. Assim, quanto mais cedo a mulher começar a se exercitar e praticar musculação, maior a chance de manter a saúde óssea mais tarde na vida.

Musculação Feminina: são muitos os benefícios!

Todos nós queremos nos sentir fortes, determinadas e confiantes em tudo o que fazemos: desde vestir um jeans justo, empurra móveis pesados, brincar com crianças até lidar com uma carreira estressante.

A musculação feminina pode beneficiar a mulher em todos os aspectos da sua vida. Portanto, coloque a musculação na sua rotina de atividades físicas e sinta-se mais forte, saudável e mais confiante!

Este Artigo usa como Fonte e Referências o site bodybuilding.com


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