fbpx

O que é Dieta Balanceada e Equilibrada

Uma Dieta Balanceada e Equilibrada é aquela que dá ao seu corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente.


Assim, para conseguir essa nutrição adequada, de acordo com especialistas, você deve consumir a maior parte de suas calorias diárias através destes alimentos:

  • Frutas Frescas
  • Vegetais frescos
  • Grãos integrais
  • Leguminosas
  • Nozes
  • Proteínas magras

Calorias em uma Dieta Balanceada

O número de calorias em um alimento é a quantidade de energia armazenada nesse alimento. Seu corpo usa calorias da comida para caminhar, pensar, respirar e outras funções importantes.

Uma pessoa precisa em média de cerca de 2.000 calorias por dia para manter o peso. No entanto, essa ingestão calórica diária específica pode variar dependendo da idade, sexo e nível de atividade física. Os homens geralmente precisam de mais calorias do que as mulheres. Além disso, as pessoas que praticam alguma atividade física precisam de mais calorias do que as que não precisam.

Mas, a fonte de suas calorias diárias é tão importante quanto o número de calorias que você consome. Você deve limitar seu consumo de calorias vazias, ou seja, aquelas que fornecem pouco ou nenhum valor nutricional. Os Nutricionistas definem calorias vazias como calorias que vêm de açúcares e gorduras sólidas, como manteiga e gordura. As calorias vazias contém uma quantidade irrelevante de vitaminas e minerais essenciais a saúde.

Consumimos calorias vazias na maioria das vezes em:

  • Salsichas
  • Bolos
  • Doces
  • Queijo
  • Biscoitos
  • Sorvete
  • Pizza
  • Refrigerantes

Porque uma Dieta Balanceada e Equilibrada é Importante

Uma Dieta Balanceada e Equilibrada é importante porque seus órgãos e tecidos precisam de uma nutrição adequada para trabalhar de forma eficaz. Sem uma boa nutrição, seu corpo fica mais propenso a doenças, infecções, fadiga, estresse e baixo desempenho. Crianças com uma dieta pobre correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e desempenho acadêmico ruim. Como também, maus hábitos alimentares podem persistir para o resto de suas vidas!

O aumento dos níveis de obesidade e diabetes no mundo são exemplos dos efeitos de uma dieta pobre e a falta de exercícios. Estudos informam que 4 das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos são diretamente influenciadas pela alimentação. As causas são:

  • Doenças Cardíacas
  • Câncer
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Diabetes

Como Fazer uma Dieta Equilibrada

Uma Dieta Balanceada é composta, principalmente, de alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes, além de  pobres em gorduras e açúcares desnecessários.

Os seguintes grupos de alimentos são partes essenciais de uma Dieta Equilibrada.

Frutas

Além de ser uma ótima fonte de nutrição, as frutas podem ser bastante saborosas, ao mesmo tempo em que são alimentos mais frescos e fornecem mais nutrientes. Prefira sempre frutas da estação, seja in natura ou como suco de frutas.

Frutas são ricas em açúcar, porém, este açúcar é natural! Portanto, a fruta é uma escolha melhor do que outros alimentos com adição de açúcar. Se você tem diabetes, você pode optar por frutas com baixo teor de açúcar. Se você está em uma dieta para emagrecer de baixa ingestão de carboidratos, prefira frutas como melões e abacates.

Frutas também são um importante aliado para perder peso. Para isso existem algumas que são as melhores frutas para emagrecer.

Legumes

Legumes são fontes primárias de vitaminas e minerais essenciais. Os Legumes verdes escuros e folhosos geralmente contêm mais nutrientes e podem ser consumidos em todas as refeições. Comer uma variedade de vegetais irá ajudar você a obter os nutrientes abundantes que todos os vegetais fornecem.

Alguns exemplos de folhas verdes:

  • Espinafre
  • Couve
  • Vagem
  • Brócolis
  • Alface
  • Rúcula
  • Agrião
  • Acelga

Grãos

Segundo estudos, os americanos consomem farinha branca refinada mais do que qualquer outro grão. Farinha branca refinada tem baixo valor nutricional porque o casco do grão, ou casca exterior, é removido durante o processo de refinação. Uma vez que o casco é onde a maioria da nutrição do grão está, isso representa um desperdício!

Grãos integrais, no entanto, são preparados usando o grão inteiro, incluindo o casco. Eles fornecem muito mais nutrição. Tente mudar de pães brancos e massas para produtos integrais.

Proteínas

Carnes e feijão são fontes primárias de proteína, um nutriente essencial para o desenvolvimento adequado do músculo e do cérebro. Carnes magras e com baixo teor de gordura, como frango, peixe e certos cortes de carne de porco e carne bovina são as melhores opções. Remover a pele e aparar qualquer gordura visível são maneiras fáceis de reduzir a quantidade de gordura e colesterol em carnes. A saúde e a dieta do animal são importantes e influenciam o perfil de ácidos graxos da carne, por isso as carnes de animais alimentados com pasto são ideais.

Por outro lado, nozes e feijões são boas fontes de proteína e contêm muitos outros benefícios para a saúde, assim como fibras e outros nutrientes. Tente comer:

  • Lentilhas
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Amêndoas
  • Sementes de Girassol
  • Nozes

O Tofu e outros produtos à base de soja são excelentes fontes de proteína e são alternativas saudáveis ​​à carne.

Laticínios

Os produtos lácteos fornecem cálcio, vitamina D e outros nutrientes essenciais. No entanto, eles também são fontes importantes de gordura. Por isso, talvez seja melhor escolher pequenas porções de queijos, além de leite e iogurte com baixo teor de gordura ou sem gordura. Leites à base de plantas, como aqueles feitos de semente de linhaça, amêndoas ou soja são tipicamente fortificados com cálcio e outros nutrientes, tornando-os excelentes alternativas aos laticínios de vacas.

Óleos

Óleos devem ser usados ​​com moderação. Opte por versões de baixo teor de gordura e baixo teor de açúcar de produtos que contenham óleo, como salada e maionese. Óleos bons, como o azeite, podem substituir o óleo vegetal mais gorduroso em sua dieta. Evite alimentos fritos porque contêm muitas calorias vazias.

O que Evitar em uma Dieta Balanceada e Equilibrada.

Além de adicionar certos alimentos à sua dieta, você também deve reduzir o consumo de certas substâncias para manter uma dieta balanceada e um peso saudável, tais como:

  • Álcool
  • Grãos refinados
  • Gorduras sólidas
  • Gorduras saturadas
  • Gorduras trans
  • Sal
  • Açúcares

Porém, antes de começar uma dieta ou mudar seus hábitos alimentares, marque uma consulta com seu médico ou nutricionista. Eles irão sugerir mudanças específicas na sua dieta que ajudarão promover sua saúde geral.

Este artigo usa como fonte e referências o site healthline.com

Comente abaixo e conte sua opinião sobre o artigo. Compartilhe o artigo com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *