O que é Kefir e Para Que Serve essa Saudável Bebida

O Kefir é uma bebida fermentada rica de nutrientes e com muitos probióticos. Existem diversas formas de consumir a bebida na sua alimentação diária.

De acordo com vários registros antigos, a bebida tem sua origem nas montanhas do Cáucaso, uma região que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. Segundo a história conta, o povo da região teria recebido os grãos de Kefir como presente de Alá, sendo conhecido por muito tempo como o “Grão da Vida”.

RESUMO DO ARTIGO
> Descubra O Que É Kefir
> Como Consumir o Kefir na Alimentação
> Qual a Quantidade Diária de Consumo do Kefir?
> Como Conseguir os Grãos?

Na antiguidade, os grãos de Kefir eram misturados ao leite de vaca, cabra ou ovelha e depois guardados em bolsas de couro onde sofriam um processo de fermentação que transformava a mistura em um tipo de iogurte levemente gaseificado e azedo. Como os habitantes daquela região em sua maioria tinham uma vida muito longa, o consumo do Kefir ganhou a fama de ser a bebida da longevidade.

Descubra O Que É Kefir

O Kefir é um tipo de alimento probiótico. Trata-se de uma colônia de leveduras e microrganismos, uma mistura complexa com mais de 30 tipos de microflora que formam grão. Conforme essa colônia fermenta o açúcar (tanto o de leite ou o adicionado à água), os microrganismos crescem e se proliferam, gerando novos grãos e um processo que não tem fim.

Leia Mais Sobre Probióticos

No processo de fermentação o líquido se enriquece de nutrientes e probióticos. São dezenas de lactobacilos e bactérias diferentes que são capazes de renovar nossa flora intestinal. Estes microrganismos conseguem suportar os sais biliares e ao suco gástrico durante o processo digestivo. Por isso, permanecem vivas em quantidade suficientes para promover efeitos benéficos ao nosso organismo, favorecendo o sistema imunológico e reduzindo a produção de substâncias potencialmente cancerígenas.

As bactérias do Kefir contêm muitas vitaminas, aminoácidos, minerais e enzimas. Por exemplo, destacamos o fósforo, cálcio, magnésio, vitamina B2 e B12, vitamina K, A e D. Um dos aminoácidos presentes nos grãos, o Triptofano, é reconhecido em vários estudos pelo seu efeito contra o estresse e a depressão, por causa da sua ação no sistema nervoso.

Existem muitos estudos que relatam os benefícios do Kefir para a saúde, por causa de suas propriedades antifúngicas e antibióticas. Nesse sentido, a bebida tem sido indicada no auxílio do tratamento de diversos problemas de saúde, como alergias, hipertensão, má digestão, tuberculose, problemas cardíacos, câncer, entre outros.

Seu consumo oferece diversos benefícios para o organismo por ser rico em enzimas e apresentar um efeito regulador que deixa a pessoa muito mais saudável. Além disso, por causa do processo de fermentação, a lactose do leite de Kefir é bem reduzida, o que é ótimo para quem possui intolerância à lactose.

Como Consumir o Kefir na Alimentação

Como qualquer outro alimento fermentado, deve ser incluído na dieta de forma gradativa. O seu gosto pode não ser agradável no começo, principalmente para crianças e adolescentes. Por isso, o ideal é você adicionar a bebida às vitaminas, sucos e até mesmo misturada com frutas.

O Kefir de leite é muito parecido com o gosto e a textura do iogurte, embora seja um pouco mais ácido.  Por outro lado, o de água tem um sabor de fermentado que ao longo do tempo a pessoa acaba se acostumando. Este tipo de Kefir também pode ser misturado com frutas, sucos, vitaminas e outras receitas.

Com o Kefir de leite também é possível queijos o que aumenta ainda mais suas possibilidades de consumo. No entanto, é importante observar que a bebida não pode ser aquecida acima de 40ºC, para não perder todas suas características de alimento probiótico.

Tanto o Kefir de Leite como o de água pode ser consumido puro, logo após serem preparados.

Leia Mais: Kefir de leite: como fazer, cuidar e consumir

Qual a Quantidade Diária de Consumo do Kefir?

Não existem contra indicações quanto à quantidade de consumo diário do Kefir. A sugestão comum é de 1 a 4 copos da bebida por dia. Porém, cada um deve seguir sua individualidade. Afinal, como qualquer alimento novo ao organismo, o recomendado é iniciar seu consumo em pequenas quantidades, aumentando ao longo dos dias até o seu organismo se adaptar e você começar a perceber os benefícios. Portanto, comece consumindo cerca de 1/4 de copo ao dia e aumente aos poucos até atingir a sua quantidade ideal.

Como Conseguir os Grãos do Kefir?

Existem muitos grupos de doadores espalhados por diversas cidades brasileiras. Assim como também você poderá encontrar diversos sites com doações dos grãos, além de comunidades no Facebook e Instagram.

Este artigo usa como fonte e referências o site temperando.com


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *