fbpx

O Que é Mantra, Significado e Usos na Meditação

O significado da palavra Mantra vem da união de duas palavras em sânscrito: “man” que significa mente e “tra” que significa veículo ou instrumento. Ou seja, Mantra é um instrumento para conduzir a mente de um estado de atividade para um momento de quietude e silêncio.

Mas, o Mantra não é apenas uma palavra. É uma expressão sagrada que pode ser composta de uma sílaba ou um grupo de palavras (geralmente em sânscrito) que se acredita terem poderes espirituais.


O Mantra e a Ciência

A ciência moderna vê a existência de tudo como uma grande reverberação de energia. Nesse sentido, diferentes níveis de vibrações existem por causa de algum tipo de som. Assim, podemos afirmar que nossa existência é uma complexa fusão de sons – ou Mantras.

Ao mesmo tempo, alguns Mantras foram identificados por espiritualistas como sendo uma espécie de chave para abrir uma dimensão diferente da vida que pode ser experimentada dentro do intimo de cada um. Inclusive você.

De Onde Vêm os Mantras

Os Mantras em sua grande maioria vêm da língua sânscrita. Isso porque o sânscrito é uma linguagem sensível ao som. O significado de cada palavra em sânscrito reflete sua pronúncia correta. Uma palavra sânscrita, quando pronunciada erroneamente, dará um significado errado.

Portanto, é importante alertar que pessoas que têm uma língua materna diferente tendem a distorcer vários mantras, a menos que lhes seja dado treinamento adequado. Este treinamento é muito exaustivo, demorado, exigindo uma enorme dedicação e envolvimento.

Os Mantras em Sânscrito

Para os Mantras em sânscrito, o som torna-se mais importante que o significado. Principalmente, o que importa é que os significados sejam dimensionados e construídos em sua mente. Aqui a conexão é estabelecida através do som e não pelo significado. Assim, cantar o Mantra se torna essencial.

Entoar o Mantra Ajuda?

Entoar é o processo de repetir os mantras que são vibrações divinas, para rejuvenescer o ser interior. Sabemos dos benefícios de entoar no nível da alma, coração, mente e corpo. Entoar o mantra é um processo de reunir energias espirituais divinas para transformar várias questões da vida.

Isso acontece principalmente quando os Mantras carregam significados, frequências e vibrações de alma com amor, perdão, compaixão e luz para a humanidade.

Todos os Sentimentos

O amor limpa todos os bloqueios e o perdão cura o coração. A compaixão nos dá luz interior, rejuvenesce todo o nosso ser e transforma nosso relacionamento, saúde e finanças. Por isso, quanto mais entoamos Mantras, mais bloqueios são removidos e mais puros nos tornamos. Como resultado, você recebe a virtude divina para limpar seu carma ruim e elevar seu bem-estar espiritual.

Noções Básicas para Entoar Mantras

O mais importante fundamento para entoar os Mantras é que você acalma a alma e sente a paz interior. Mas, você precisa se deixar levar pelo Mantra, sem barreiras no pensamento.

Você pode escolher entre entoar o Mantra silenciosamente ou em voz alta. Ambas formas estão corretas e serão eficazes. Isso porque o que você entoa é o que você se torna!

Vamos conhecer a força e os benefícios do mais conhecido de todos os mantras, OM.

OM: O Poderoso Mantra

“OM” é um mantra tão poderoso que tem sido usado há tempos pelos sábios para práticas de meditação divina. Além disso, até mesmo a ciência concordou com os benefícios terapêuticos, psicológicos e espirituais de entoar o Mantra OM.

Acredita-se ser um som primordial do universo que compreende todos os sons dentro dele. Isto é, o som do OM é o único som criado sozinho, sem qualquer vibração ou impacto de dois objetos.

Os Benefícios do Mantra OM

O Mantra OM tem benefícios surpreendentes que podem curar a mente das pessoas que vivem uma vida ultra agitada e ocupada, libertando-os do stress acumulado.

Isso acontece porque quando se reduz os níveis de adrenalina, o corpo diminui o nível de estresse. Quando você está entoando o Mantra OM, você sente-se afastar de tudo que incomoda sua mente. Assim, se você continuar a entoá-lo por um tempo, o Mantra OM treinará sua mente para se concentrar nas coisas do momento presente e a melhorar seu nível de concentração.

Entoando o Mantra OM

De acordo com estudiosos, entoar o Mantra OM ajuda a desintoxicar seu corpo. Isso porque reduzir os níveis de adrenalina regulariza a circulação sanguínea, fornecendo mais oxigênio para o corpo.

A respiração profunda constante, juntamente com as vibrações do Mantra OM ajuda a livrar as toxinas do seu corpo. Portanto, a prática da Meditação (Transcendental, Budista, Zen ou Mindfulness) utilizando o Mantra OM pode trazer ricos benefícios para você obter calma espiritual e uma verdadeira satisfação na vida.

Este artigo usa como fonte e referências o site yogapedia.com


Conte-nos qual sua experiência com Mantras. Comente abaixo e Compartilhe o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *