O que é Vegano? E Como é a Comida?

A pergunta “O que é Vegano?” provoca uma grande dúvida para a maioria das pessoas. Afinal, o que faz de alguém um Vegano, e o que eles comem e pensam, exatamente?

Definição de Vegano

A definição de Veganismo, de acordo com The Vegan Society, que criou o termo em 1944, é:

“Filosofia e modo de vida que procura excluir – na medida do possível e praticável – todas as formas de exploração e crueldade de animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito. E por extensão, promove o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para o benefício dos seres humanos, animais e do meio ambiente. Em termos alimentares, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais ”.

Portanto, o Veganismo é mais do que apenas cortar carne e produtos lácteos de sua dieta. O pensamento Vegano é uma escolha de estilo de vida mais abrangente, que se esforça para evitar a crueldade e a exploração de animais.

Embora o Veganismo se oponha aos testes em animais para o desenvolvimento de medicamentos, a The Vegan Society não recomenda que você evite os medicamentos receitados pelo seu médico. Em vez disso, você pode pedir medicação que não inclua produtos de origem animal, como gelatina e lactose.

 O que é ser Vegano?

Portanto, ser Vegano depende muito do contexto da discussão. Às vezes a ideia se refere exclusivamente à comida. Outras vezes, refere-se a um produto de consumo feito sem ingredientes de origem animal. E ainda em outros casos, diz respeito às pessoas que se abstêm de produtos de origem animal.

Por isso, é possível usar a palavra Vegano para identificar um sanduíche, um shampoo ou uma pessoa. Por causa dessa flexibilidade, buscar uma definição precisa para a palavra vegana sempre acaba gerando dúvidas.

Vegano e Vegetariano é a mesma coisa?

A principal ideia por traz do pensamento Vegano é buscar, através de esforços mínimos, a prevenção de sofrimento animal e a degradação do meio ambiente. Por isso que a definição de Vegano difere da ideia de ser vegetariano.

O Vegetariano evita carne e peixe em suas dietas, mas geralmente permite ovos e laticínios. O Vegano leva essa atitude para o próximo nível, cortando também os itens de origem animal.

As escolhas Veganas resultam em três grandes diferenças, quando comparadas aos Vegetarianos:

  • Prevenção de maus-tratos e abate de animais
  • Redução de certos riscos para a saúde.
  • Menor interferência humana no meio ambiente, com a redução de pastos.

Como é a Comida Vegana?

Dos vários significados de ser Vegano, o mais fácil de abordar diz respeito à comida. Aqui, as coisas podem ser bem simples. Se um alimento não contém ingredientes de origem animal, é Vegano.

Assim, uma barra de chocolate que contém o componente leite não é considerada comida Vegana.

O importante é ter em mente que o alimente não pode patrocinar a exploração animal. Na medida em que você come uma barra de chocolate que contém leite, você está consumindo um alimento que tem na sua essência a exploração de um animal.


O que você pensa sobre ser Vegano? Comente aqui suas experiências e Compartilhe o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *