fbpx

O Que Fazer com Unha Encravada em Bebês

O que fazer com unha encravada em bebês é uma questão que surpreende muitos pais, pois a maioria nem imagina que este problema é possível de acontecer!

Como Saber Se Seu Bebê Tem uma Unha Encravada?

Uma unha encravada quando está crescendo ela pressiona e corta da pele ao redor do dedo. O problema pode aparecer em bebês, crianças e adultos, em qualquer dedo do pé. Porém, o dedão é o mais comum de ser afetado. Um sinal típico é vermelhidão ou inchaço da pele na borda da unha.


Como a pele do dedo do pé de um bebê costuma ser muito macia, uma unha encravada costuma ser bem dolorosa. Principalmente se o dedo estiver sendo pressionado por um calçado ou meias apertadas.

Seu bebê pode chorar e começar a puxar o dedo do pé. Se o bebê já tem idade para andar, provavelmente irá mancar ou fazer caretas de dor.

Se a unha encravada do bebê ficar infectada, você verá uma bolha com pus (líquido branco ou amarelado) cercada por uma pele avermelhada. O inchaço ou vermelhidão poderá aumentar à medida que a unha cresce. Portanto, a saúde do bebê poderá ser afetada.

Como Tratar Unha Encravada em Bebês?

Mergulhe o pé do seu bebê com a unha encravada em uma mistura de água morna (não quente!) com sabão neutro por cerca de 10 minutos, duas ou três vezes por dia. A maioria dos bebês adora mergulhar os pés na água, por isso não deve ser muito difícil fazer isso. Depois, seque e aplique um pouco de pomada ou creme antibiótico (para isso, você deverá consultar o médico pediatra do bebê).

Você pode tentar gentilmente afastar a unha longe da pele. Se puder, use suas unhas para levantar delicadamente a unha do bebê e insira uma pequena quantidade de algodão ou gaze limpo entre a unha e a pele. Use apenas o suficiente para levantar levemente a unha e substitua o algodão várias vezes ao dia. (Se você não conseguir fazer seu bebê ficar quieto para isso, tente enquanto ele estiver dormindo.)

Se você acha que a unha encravada está realmente incomodando seu bebê, você deve consultar o médico pediatra e avaliar a possibilidade de dar-lhe um analgésico para aliviar a dor.

O seu bebê deve usar sapatos ou sandálias folgadas até que o dedo esteja curado. Se possível, deixe o bebê descalço em casa. Em muitos casos, a unha encravada irá melhorar em alguns dias após começar a seguir estas medidas.

O Que Causa Unha Encravada em Bebês?

Unhas que são muito longas ou tendem a se curvar para baixo são as mais suscetíveis. Uma lesão pode causar uma unha encravada, como também o uso de sapatos ou meias apertadas.

Como Evitar Unhas Encravadas em Bebês?

Procure cortar as unhas dos pés do seu bebê corretamente e evite o uso de sapatos e meias apertadas!

Como cortar corretamente as unhas e evitar unhas encravadas
Como cortar corretamente as unhas e evitar unhas encravadas

Use um cortador de unhas, em vez de uma tesoura, para cortar as unhas do bebê em linha reta – não em uma forma arredondada.

Certifique-se de cortar as unhas do seu bebê antes que elas se tornem longas o suficiente para se soltarem ou se rasgarem sozinhas.

Uma unha grande pode se soltar se ficar presa na meia, por exemplo, e a parte que sobrar da unha pode começar a crescer para o lado de dentro do dedo do pé, em vez de sair.

Por outro lado, não corte as unhas dos pés do bebê muito curto. Sempre deixe um pouco da aparência branca no final da unha, e lixe levemente as bordas um pouco para que elas não fiquem afiadas. Se seu bebê resiste ao corte das unhas, faça isso enquanto dorme.

Como os pezinhos crescem rapidamente, é importante verificar o tamanho dos calçados do seu bebê com frequência. Sapatos apertados, principalmente na frente, podem comprimir os dedos e causar unhas encravadas no bebê. Assim como as meias muito apertadas podem pressionar as unhas dos dedos dos pés.

Quando Levar o Bebê ao Médico?

Se uma unha encravada não melhorar após cerca de uma semana de tratamento em casa, consulte o pediatra. Mas, consulte logo o médico se a pele parecer infectada. Principalmente se a área de vermelhidão aumentar drasticamente. Se houver uma infecção em torno da unha, pode ser que o médico resolva tratar seu bebê com um antibiótico.

O médico pode precisar cortar a unha encravada da pele ou remover uma parte dela. Se o problema for grave, talvez seja preciso consultar um podólogo infantil (um profissional especializado em pés de crianças).

LEIA MAIS:
> Como Tratar Unha Encravada Inflamada

Este artigo usa como fontes e referências os sites: Babycenter.com, Mayo Clinic, MedlinePlus e Merck.


Compartilhe esse Artigo com os amigos e comente sua opinião abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *