Óleo Essencial de Grapefruit: Benefícios, Usos e Onde Comprar

Conheça aqui os benefícios e usos do Óleo Essencial de Grapefruit, um óleo de cor laranja, com cheiro de frutas cítricas, muito usado em aromaterapia. Veja também onde comprar o óleo.

Através de um método conhecido como prensagem a frio, o óleo é extraído das glândulas localizadas na casca da Grapefruit, no Brasil conhecida como Toranja.


O Óleo Essencial de Grapefruit tem propriedades distintas que podem oferecer vários benefícios para a saúde – incluindo redução da pressão arterial e níveis de estresse.

Confira aqui 5 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Grapefruit.

1. Ajuda a Reduzir o Apetite e Perder Peso

Para aqueles que querem diminuir o apetite e perder peso, pesquisas indicam que a aromaterapia com óleo de Grapefruit pode ajudar bastante.

Um estudo descobriu que ratos expostos ao aroma do Óleo Essencial de Grapefruit por 15 minutos, 3 vezes por semana, apresentaram reduções no apetite, diminuindo a ingestão de alimentos e consequentemente perderam peso corporal.

Outro estudo mostrou que o aroma do Óleo Essencial de Grapefruit aumentou a atividade do nervo vago gástrico em roedores, resultando em menor apetite. Este nervo desempenha um papel importante no estímulo da produção de suco gástrico necessário para a digestão.

O mesmo estudo também examinou os efeitos do odor de limoneno, um componente significativo do Óleo Essencial de Grapefruit. O odor de limoneno teve resultados semelhantes na supressão do apetite e na ingestão de alimentos.

Outro estudo com ratos descobriu que o aroma de Óleo Essencial de Grapefruit estimulou a quebra do tecido adiposo e levou a uma redução na ingestão de alimentos.

Embora esses resultados sejam promissores, foram realizados apenas com animais. Pesquisas sobre os efeitos do Óleo Essencial de Grapefruit em humanos não foram realizadas ainda.

LEIA MAIS:
> Melhores Suplementos Para Musculação Feminina
> Benefícios do Licopeno para a Pele e Onde Comprar
> Colágeno com Vitamina C: Bom Para Pele e Cabelos

RESUMO
Em estudos com roedores, o aroma do do Óleo Essencial de Grapefruit pode reduzir o apetite e ajudar a perder peso.

2. Ajudar a Melhorar o Humor e diminuir o estresse

Devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos usados ​​para tratar ansiedade e depressão, algumas pessoas procuram remédios alternativos.

Estudos mostram que a Aromaterapia pode ser uma terapia complementar benéfica para equilibrar o humor e aliviar a ansiedade e o estresse.

Pesquisas relacionam óleos essenciais cítricos que contêm os mesmos compostos que o óleo de Grapefruit a efeitos calmantes e redutores da ansiedade.

Os efeitos calmantes são, em parte, atribuídos ao limoneno, presente na composição do óleo.

RESUMO
Pesquisas mostram que os óleos essenciais cítricos, em geral, podem ter efeitos positivos no humor e na ansiedade.

3. Efeitos Antibacterianos e Antimicrobianos do Óleo Essencial de Grapefruit

O Óleo Essencial de Grapefruit tem forte ação antibacteriana e antimicrobiana.

Estudos em tubo de ensaio mostram que ele apresenta propriedades antimicrobianas contra bactérias potencialmente nocivas, como Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis e Escherichia coli.

Outra pesquisa comparando cinco óleos essenciais demonstrou que o Óleo Essencial de Grapefruit era um dos mais eficazes em relação aos seus efeitos antimicrobianos contra o MRSA – um grupo de bactérias difícil de tratar, pois é resistente a antibióticos comuns.

Pesquisas também mostram que o Óleo Essencial de Grapefruit pode ajudar na luta contra certas cepas de fungos, como Candida albicans, que pode causar infecções em humanos, especialmente em indivíduos com sistemas imunológicos debilitados.

RESUMO
O Óleo Essencial de Grapefruit fornece efeitos antimicrobianos e antibacterianos.

4. Ajuda a Baixar a Pressão Arterial

A Hipertensão é um problema que afeta uma grande parcela de pessoas adultas na atualidade.

Diante disso, muitos buscam terapias naturais para ajudar a reduzir a pressão arterial – que podem ser tomados em conjunto com medicamentos prescritos ou não.

Alguns pesquisadores sugerem que a Aromaterapia pode ajudar a controlar tanto a pressão arterial quanto os níveis de ansiedade e estresse.

Por exemplo, um estudo clínico recente descobriu que a inalação de óleos essenciais de citrinos e lavanda teve efeitos imediatos e no longo prazo na redução da pressão arterial e do estresse.

Os participantes usaram um colar contendo os óleos essenciais por 24 horas e experimentaram uma diminuição na pressão arterial sistólica durante o dia.

Além disso, eles mostraram um declínio no cortisol – um hormônio liberado em resposta ao estresse.

Os pesquisadores concluíram que o principal ingrediente ativo, o limoneno, provavelmente contribuiu para esses resultados.

RESUMO
Pesquisas demonstram que o Óleo Essencial de Grapefruit pode ajudar na redução dos níveis de pressão arterial e estresse.

5. Tratamento da Acne com o Óleo Essencial de Grapefruit

O Óleo Essencial de Grapefruit pode ajudar você ter uma pele saudável e bonita, servindo de tratamento natural para a acne.

Muitas marcas de cremes faciais incluem óleos essenciais cítricos por causa de seu aroma refrescante e ação antibacteriana e antioxidante.

Estes óleos podem ajudar a manter a sua pele livre de bactérias, o que ajuda no processo de cicatrização da acne.

Além disso, pesquisadores concluíram que o Óleo Essencial de Grapefruit tem alguma atividade antibacteriana contra P. acnes, uma bactéria comumente associada ao desenvolvimento da acne.

RESUMO
Por causa de sua forte ação antibacteriana, o Óleo Essencial de Grapefruit demonstra ser uma grande ajuda na prevenção e no tratamento da acne.

Cuidados no Uso do Óleo Essencial de Grapefruit

Para a maioria das pessoas, o Óleo Essencial de Grapefruit é seguro para uso tópico ou por inalação.

No entanto, alguns cuidados são essenciais no uso de Óleos Essenciais:

Diluição. Os óleos essenciais são substâncias concentradas. Devem ser usados sempre diluídos e com a orientação de um médico ou terapeuta qualificado.

Fotossensibilidade. A aplicação de alguns óleos essenciais – especialmente óleos cítricos – antes da exposição ao sol pode causar queimaduras na pele.

Bebês e crianças. É altamente recomendável que você consulte um médico antes de usar óleos essenciais em crianças para se assegurar dos seus efeitos e usos corretos.

Gravidez. Óleos essenciais parecem ser seguros para uso durante a gravidez, mas é recomendável consultar o médico antes de usá-los.

Animais de estimação. O uso de óleos essenciais por via tópica ou Aromaterapia pode ter efeitos sobre os animais de estimação, que podem ser mais sensíveis aos óleos essenciais que os humanos.

LEIA TAMBÉM:

RESUMO
O Óleo Essencial de Grapefruit na maior parte das vezes é seguro para uso tópico ou por inalação, mas observe alguns cuidados.

Conclusão dos Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Grapefruit

Óleo Essencial de Grapefruit serve para Aromaterapia e também pode ser aplicado topicamente. Ele ajuda a melhorar o humor, diminuir a pressão arterial e aliviar o stress.

Óleo Essencial de Grapefruit também tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas que podem ajudar no tratamento da acne.

Onde Comprar Óleo Essencial de Grapefruit

Clique aqui: Onde Comprar Óleo Essencial de Grapefruit

Este artigo usa como fonte e referências o site Healtline.com


Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *