Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta: 23 Benefícios e Onde Comprar

O óleo essencial de hortelã-pimenta é ótimo para os cabelos, aromaterapia, desobstruir as vias nasais, melhorar a atenção, entre outros benefícios.

O óleo essencial de hortelã-pimenta possui diversos usos, podendo ser ingerido e usado na pele para aliviar dor muscular, acalmar, combater infecções bacterianas e vários outros benefícios.

RESUMO DO ARTIGO:
> 23 Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta
> Como usar e onde comprar.

Leia Também:

1. Reduz as cáries e melhora o hálito

A hortelã-pimenta tem sido utilizada há milhares de anos em várias sociedades para refrescar de forma natural a respiração. Conforme alguns estudos publicados, o óleo essencial de hortelã-pimenta demonstrou um desempenho melhor na redução das cáries do que os produtos industrializados e comercializados em farmácias para bochechos com clorexidina.

Assim, uma receita caseira para refrescar a boca, combater o mau hálito é prevenir as cáries, é adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta em um copo de água e fazer um bochecho. Além de refrescar, você terá assim um enxaguante bucal natural, livre de produtos químicos.

2. Melhora o aspecto do cabelo

Misture duas a três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu shampoo e condicionador para estimular o couro cabeludo, uma vez que a hortelã-pimenta é um forte antisséptico, o que também pode ajudar a combater e eliminar a caspa e até mesmo piolhos.

3. Reduz a compulsão alimentar

A inalação de óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a reduzir a sensação de fome, pois provoca uma sensação de saciedade que reduz a compulsão de comer além do necessário. Para isso, a sugestão é aplicar algumas poucas gotas deste óleo essencial em um difusor na hora da refeição, ou aplicar algumas gotas no peito ou nas têmporas.

4. Alivia a dor muscular

A hortelã-pimenta é um analgésico natural que promove um excelente relaxamento muscular. Portanto, seu óleo essencial pode ser usado para acalmar dores nas costas, na cabeça e nos músculos também.

Conforme um estudo recente demonstrou, o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a aliviar dores associadas à síndrome da dor miofascial e à fibromialgia, quando aplicado topicamente.

5. Reduza a sensação de enjoo

De acordo com estudo publicado, o óleoo essencial de hortelã-pimenta ajuda a combater o enjoo causado pela quimioterapia e possui resultados melhores do que os apresentados no tratamento médico comum. Para que isso ocorra, sugerimos misturar uma gota deste óleo essencial à água, ou esfregar uma a duas gotas atrás das orelhas.

6. Alivio para queimaduras de Sol

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a hidratar a pele e reduzir a dores das queimaduras causadas pelo excesso de exposição ao Sol. Assim, misture o óleo de hortelã-pimenta com um pouco de óleo de coco e aplique diretamente nas áreas afetadas para que possa ajudar a aliviar as queimaduras.

7. Ajuda a reduzir a febre

A hortelã-pimenta é uma ótima solução natural para reduzir a febre, principalmente nas crianças. Basta misturar três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher de sopa de óleo de coco e aplicar na sola dos pés e no pescoço, para que a redução da febre aconteça.

8. Desobstrui as vias nasais

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta é excelente para desentupir as vias nasais e aliviar inflamações na garganta. Isso ocorre porque a hortelã-pimenta age como expectorante, podendo oferecer alívio para tosse, asma, resfriados, sinusite e bronquite.

9. Diminui os sintomas da cólica

De acordo com uma pesquisa médica, foi demonstrado que o uso de óleo essencial de hortelã-pimenta tem efeitos positivos no tratamento de sintomas de cólica infantil, sem provocar os efeitos colaterais relacionados aos medicamentos usualmente prescritos.

10. Melhora a digestão e reduz o inchaço

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma ótima opção natural que pode substituir remédios para relaxar os músculos do intestino (Buscopan, por exemplo) e também pode reduzir o inchaço causado por gases. Assim, basta adicionar uma gota do óleo essencial à sua água ou tomar chá de hortelã antes das refeições, para notar uma melhora na digestão.

11. Reduz inflamação na pele

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode melhorar os sintomas da psoríase e eczemas, pois quando aplicado topicamente, a mistura de óleos essenciais de lavanda e hortelã-pimenta ajuda a aliviar problemas de inflamação da pele.

Leia Também:

12. Energizante Natural

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma ótima opção no lugar de bebidas energéticas, nem sempre saudáveis. Desse modo, misture apenas uma gota em um litro do seu suco ou chá preferido, pois essa mistura irá trazer disposição e pode ajudar quem possui a síndrome da fadiga crônica, melhorando a concentração e o foco nas atividades.

13. Alivio na dor nos dentes de bebês

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma excelente solução natural para reduzir as dores provocadas pelo surgimento da dentição em bebês. Assim, misture óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de coco em medidas iguais e esfregue delicadamente na área da gengiva onde os dentinhos estão surgindo.

14. Reduz dores nas articulações

Aplicar uma pequena quantidade de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda ajuda a aliviar e reduzir as dores nas articulações.

15. Repelente natural de insetos

São vários os insetos que não suportam o óleo essencial de hortelã-pimenta. Desse modo, podemos destacar formigas, carrapatos, baratas, aranhas, mosquitos e até mesmo piolhos são afastados pelo aroma do óleo. Portanto, uma excelente opção para prevenir doenças como a Dengue e Chicungunha!

De acordo com um estudo realizado em Israel, a mistura de óleos essenciais de gerânio, canela, eugenol, erva-cidreira e hortelã-pimenta produz um perfeito repelente natural.

Além disso, outro estudo demonstrou que o óleo essencial de hortelã-pimenta apresenta proteção contra mosquitos por cerca de 150 minutos com apenas 0,1 mL de óleo essencial aplicado nos braços. No entanto, os pesquisadores notaram que depois de 150 minutos, ocorre uma redução no efeito do óleo essencial de hortelã-pimenta, sendo necessária uma nova aplicação.

16. Reduz os sintomas de alergia

O óleo essencial de hortelã-pimenta age com bastante eficiência na redução dos sintomas de alergia causados pela inalação de pólen. Isso acontece porque o óleo ajuda a desobstruir as vias nasais.

17. Alivio para dor de cabeça

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem grande eficiência para relaxar os músculos, acalmar o intestino e melhorar a circulação sanguínea. Dessa forma, todas essas características ajudam a reduzir as dores de cabeça. Assim, para isso basta aplicar o óleo na testa para sentir os efeitos.

Conforme um estudo na Alemanha observou, a combinação deste óleo essencial com óleo essencial de eucalipto produziu uma redução na sensibilidade às dores de cabeça.

18. Melhora a concentração

Experimente borrifar algumas poucas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta na camisa de suas crianças momentos antes da hora de estudar ou coloque uma gota sob o nariz a fim de melhorar a concentração e o estado de alerta delas. Outra forma é aplicar algumas gotas do óleo essencial em um difusor e deixá-lo no ambiente de estudo ou de trabalho.

19. Alivio para a coceira

Para quem sofre com uma coceira causada por alguma dermatite de contato, uma boa solução é aplicar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda a fim de aliviar e reduzir essa coceira.

20. Ajuda no tratamento da acne

De fato, um dos mais eficazes usos do óleo essencial de hortelã-pimenta é no tratamento de espinhas e acnes, quando aplicado direto na pele. Isso acontece porque este óleo essencial possui propriedades antimicrobianas, o que faz dele um ótimo remédio caseiro e simples de usar. Portanto, algumas poucas gotas sobre as áreas afetadas já apresentam resultados!

Leia Também:

21. Ajuda no crescimento dos cabelos

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a nutrir de forma natural os cabelos danificados. Por isso é muito comum encontra-lo na fórmula de vários produtos para cuidados com os cabelos de qualidade.

Desse modo, uma solução caseira é misturar um pouco deste óleo essencial ao seu shampoo para tratar os fios de cabelos danificados e reduzir também a queda capilar.

22. Benefícios no Aparelho Respiratório

A hortelã-pimenta tem a propriedade de desobstruir as vias aéreas e agir como um descongestionante natural. Assim, para isso faça uma vaporização caseira com a mistura do óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de coco e óleo essencial de eucalipto. Logo depois, coloque cinco gotas de cada um desses óleos essenciais em uma panela com água quente e inale o vapor. Além disso, você também pode fazer essa vaporização com objetivo de diminuir os sintomas da bronquite e da asma.

23. Auxilia no tratamento do câncer

Conforme algumas pesquisas clínicas demonstraram, a hortelã-pimenta inibe o crescimento do câncer de próstata por conter o composto mentol. Além disso, alguns estudos notaram que a hortelã-pimenta apresenta ação protetora contra danos causados por radiação no DNA.

Cuidados importantes

O óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro quando usado topicamente e se for ingerido por via oral em quantidades comumente encontradas em alimentos. Contudo, a ingestão do óleo pode provocar efeitos colaterais em algumas pessoas, entre eles incluindo vermelhidão no rosto, feridas na boca, azias e até mesmo dores de cabeça.

Além disso, alguns medicamentos de venda livre e prescritos podem interagir de forma negativa com este óleo essencial. Portanto, tome as precauções necessárias e consulte seu médico caso faça uso de medicamentos de forma regular.

Estes medicamentos apresentam um potencial reduzido de interação com o óleo: Antiácidos como Aciphex, Amphojel, Axid, Bilagog, Nexium, Pepcid, Prevacid, Prilosec, Protonix, Ripan, Rolaids, Tagamet, Tums e Zantac.

Estes medicamentos apresentam um potencial moderado de interação com o óleo: Allegra, Calan, Cataflam, Celebrex, Cozaar, Diazepam, Elavil, Elavil, Feldene, Glucotrol, Halcion, Haldol, ibuprofeno/Motrin, Inderal, Iosartan, Isoptin, Mevacor, Mobic, Neoral, Nizoral, Prevacid, Prilosec, Protonix, Sandimmune, Soma, Sporanox, Theo-Dur, Valium, Varfarina/Coumadin, Viracept, Voltaren e Zofran.

A hortelã-pimenta também pode aumentar a absorção de quercetina quando ingerido ao mesmo tempo e reduzir a absorção de ferro caso você tome suplementos de ferro.

Este artigo usa como fontes e referências os sites : Draxo e Ecycle.

Compartilhe esse Artigo e comente abaixo sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *