Sucos de Frutas Têm os Mesmos Benefícios das Frutas?

Você já deve ter se perguntado: Sucos de Frutas têm os mesmos benefícios das Frutas para a Saúde? Faz diferença comer a Fruta ou tomar o Suco? Qual a melhor forma de aproveitar todo potencial nutritivo das Frutas? Frutas inteiras ou Sucos de frutas?

De fato, a resposta não é simples. Embora a ingestão de frutas inteiras seja considerada a melhor maneira de obter todos os benefícios das frutas, os sucos de frutas também são opções fáceis e boas para a saúde.

Claro, para isso o suco de fruta deve ser composto de 100% de fruta sem conservantes ou aditivos extras. Assim, o suco terá o mesmo valor nutricional.


Diferentes Formas de Sucos

Os sucos de frutas industrializados estão disponíveis em duas formas, 100% de suco de frutas ou como polpa de fruta + água + açúcar. Mas, em ambos os casos, conservantes e aditivos são adicionados para aumentar a vida útil do suco. Muito poucos sucos não contêm conservantes.

O suco de fruta caseiro contém o mesmo teor de fibra que as frutas inteiras, desde que não adicione sabores e conservantes artificiais. No entanto, se comprado na loja, esses sucos podem não ter o mesmo teor de fibra após o processamento.

Além disso, quando você consome sucos processados, corre o risco de ganhar peso por causa dos aditivos usados. É comum adicionarem açúcar para que o suco fique mais doce.

Quando você faz suco de frutas em casa, tente adicionar a casca comestível das frutas ao suco para ganhar ainda mais valor nutricional.

Dicas Sobre Sucos de Frutas

O que Nutricionistas recomendam

Nutricionistas recomendam comer frutas como parte de uma dieta balanceada. Para isso, você deve comer frutas em todas as formas, incluindo a casca, se for comestível, a fim de obter os benefícios do alto teor fibroso presente nelas. Isso promove uma digestão saudável e previne a constipação.

Frutas da Estação

Comer frutas da estação garante que elas sejam frescas e saudáveis!

Além disso, o valor máximo nutricional das frutas é obtido quando ingerida cru, sem cozimento. Isso porque frutas cozidas ou conservadas geralmente perdem alguns de seus nutrientes importantes devido ao calor elevado e ao prazo de validade prolongado. Portanto, frutas frescas são as mais vantajosas para a uma dieta balanceada.

Frutas com a Refeição

Evite comer frutas junto com a refeição principal. Isso pode gerar uma forte acidez e problemas digestivos porque as frutas geralmente são levemente ácidas por natureza. Sempre coma frutas antes ou depois das refeições, deixando uma hora ou duas de intervalo.

É sempre recomendável comer frutas com o estômago vazio, ou pelo menos depois de uma refeição relativamente leve. Frutas com o estômago vazio ajudam a retardar o envelhecimento dos cabelos, olheiras e calvície.

Beber Água Após Comer Frutas

Evite beber água imediatamente depois de ter comido frutas, pois isso pode aumentar a acidez no estomago.

Qual a Melhor Hora para Comer Frutas?

Frutas devem ser consumidas pela manhã, pois isso ajuda na desintoxicação e também ajuda na perda de peso. Além disso, algumas frutas são excelentes para ajudar a emagrecer. Embora esses benefícios possam ser obtidos pela ingestão de frutas a qualquer hora do dia, estudos apontam que o período da manhã é o momento ideal para que os nutrientes tenham maior absorção do organismo ao longo do dia.

Este artigo usa como fonte e referências o site www.organicfacts.net


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